Com o fim do ano se aproximando, é hora de se planejar para turbinar as vendas e entrar 2022 com os negócios em alta. Se o ano foi pouco produtivo, é o momento de organizar o crescimento dos negócios. Já se foi positivo, chegou a hora de consolidar os resultados e definir as próximas metas.
Com o planejamento adequado, é possível estruturar os processos organizacionais, ampliar o alcance da marca e conquistar novos clientes, expandindo as vendas.
Pensando nisso, preparamos um checklist especial para o micro e pequeno empreendedor começar o próximo ano preparado para prosperar o próprio negócio.
Organize seus processos
A primeira dica é a mais importante: pense na estrutura organizacional da sua empresa desde o início. Isto é, defina os fornecedores, o perfil do público-alvo, os tipos de produtos oferecidos e estabeleça seus objetivos para 2022.
É fundamental também ter o controle financeiro de entradas e saídas para evitar imprevistos no caixa. Para apoiar esta questão, é possível utilizar o aplicativo Gestão de Pagamentos - Gpag, que permite unificar e controlar as vendas e recebimentos da empresa, facilitando a gestão do negócio.
O aplicativo traz uma série de funcionalidades como detalhamento das vendas - inclusive parceladas - e recebimentos, visão da agenda de cancelamentos das vendas, comparativo de taxas e integração dos principais adquirentes de forma automatizada.
Isso torna mais simples a gestão financeira das empresas, pois oferece um controle rápido, seguro e dinâmico dos recebíveis de cartões de crédito, débito e voucher, o que resulta em uma experiência integrada, identificando os pontos fortes para o negócio.
Revise o estoque
Organizar o estoque melhora o tempo de espera do cliente e evita surpresas na hora do atendimento. Por isso, converse com seus fornecedores, faça as compras necessárias e organize os itens por tipo, características de consumo ou perfil de comprador. Outra dica é antecipar a compra de produtos inovadores que possam interessar aos clientes.
Aposte em vendas online
Com o crescimento acelerado do e-commerce, é importante que o seu negócio esteja presente nas redes sociais e em plataformas como marketplaces. Além de ampliar o alcance do público, estes canais facilitam a jornada de compra, aproximando o seu produto do consumidor que está prestes a comprá-lo.
O Whatsapp, por exemplo, é uma boa ferramenta de marketing e ajuda na decisão de compra dos clientes. Caso possua um site, garanta que ele tenha um design responsivo, ou seja, que se adeque aos diferentes tamanhos de telas de dispositivos. Assim, você permite aos usuários comprarem produtos e serviços por meio de computadores, tablets e smartphones, de forma segura e agradável.
Invista na fidelização dos clientes
Cuidar do pós-venda é um ponto fundamental para garantir a satisfação do consumidor e ampliar as chances de o usuário retornar em outras oportunidades. Caso ainda não tenha, crie um processo para se certificar de que o cliente encontrou o que precisava e mantenha relacionamento constante com ele. Oferecer uma boa experiência de compra é uma grande diferencial do mercado e ajuda a se destacar em relação aos concorrentes.
Foque nas tendências de consumo
Não dá para começar o ano por fora do que esperar do comportamento do consumidor. A omnicanalidade, por exemplo, vem transformando o modo de consumo dos brasileiros, que preferem cada vez mais alternar entre o ambiente físico e digital.
Segundo a pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’, 66% dos entrevistados já compraram um produto online para retirar em uma loja física e 70% já compraram em uma loja física um produto para receber em casa.
Além disso, quase 9 a cada 10 respondentes (88%) acreditam que as lojas físicas e online devem estar cada vez mais integradas. Por isso, esteja preparado para acompanhar as transformações do mercado e proporcionar as melhores experiências aos consumidores.
Online e offline: a Bin ajuda nas suas vendas
Quer saber como ter mais segurança e ampliar as suas vendas? É simples, a Bin, marca própria de adquirência da Fiserv, oferece soluções de pagamento para lojas físicas e online. As maquininhas da Bin aceitam as principais bandeiras de débito, crédito e dezenas de cartões regionais, permitindo pagamentos por aproximação, QR code ou dispositivos, como celulares e relógios habilitados com a tecnologia NFC (Near Field Communication).
A empresa conta também com uma solução completa e integrada de e-commerce para garantir alta performance de aprovação de vendas online, segurança nas transações e soluções para pagamento recorrente.
É possível também vender via redes sociais ou aplicativos de mensagens de forma simples, rápida e segura, por meio do Link de Pagamento. Há ainda o aplicativo Bin Gestão, que automatiza a gestão do seu negócio para impulsionar suas vendas.
Por isso, não perca tempo, converse agora com um de nossos consultores e confira como a Bin pode ajudar o seu negócio em 2022!