O WhatsApp já se tornou um dos principais canais de comunicação no Brasil. Segundo dados do “Relatório Digital 2021”, elaborado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o aplicativo é o segundo mais utilizado pelos brasileiros, que gastam, em média, 30 horas por mês com o uso da plataforma.
Esse dado mostra uma oportunidade para as empresas, principalmente micro e pequenos empreendedores, utilizarem a ferramenta a fim de estabelecer uma interação maior com o público-alvo, divulgar os produtos e gerar mais vendas.
Isso porque, com o grande número de pessoas ativas no aplicativo, o canal tornou-se um grande potencial de mercado e uma boa ferramenta de marketing. Por isso, confira quatro dicas importantes para aumentar as vendas pelo WhatsApp e ter sucesso no seu negócio.
Profissionalize o uso do WhatsApp
O contato via WhatsApp ajuda na aproximação com os clientes, além de ser uma forma rápida de atendimento. Porém, ele deve ser feito de maneira profissional, com uma conta exclusiva para sua marca.
Por isso, o primeiro passo é instalar o WhatsApp Business, criado especialmente para uso de empresas, no qual é possível inserir informações sobre o seu negócio, criar um catálogo dos seus produtos e acompanhar as métricas sobre o engajamento do público com as mensagens enviadas, entre outras vantagens.
Nunca esqueça de responder os clientes
Lembre-se de sempre responder à todas as mensagens o mais breve possível. O consumidor gosta quando tem um retorno rápido, afinal esse é um dos principais benefícios do aplicativo. Mas como responder? Elabore frases simples e objetivas, evite erros ortográficos e coloque-se à disposição para sanar todas as dúvidas do cliente até a conclusão da compra.
O WhatsApp Business, por exemplo, permite salvar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes dos usuários. Além disso, evite mensagens fora do horário comercial e até mesmo abordagens indevidas.
Divulgue as soluções do seu negócio
Você pode começar divulgando os seus produtos entre amigos e familiares e, até mesmo, criar um grupo de vendas no WhatsApp e ir abastecendo com informações relevantes, como ofertas, novidades e diferenciais da sua empresa, seja no valor da mercadoria, prazo de entrega ou forma de pagamento.
Lembre-se que, apesar da comunicação estar centrada no aplicativo de mensagens, a experiência proporcionada ao cliente deve ser levada em conta igualmente como em um site ou loja. Afinal, o bom atendimento é fundamental para conquistar a confiança do consumidor, aumentar o engajamento e ter mais êxito nas vendas.
Faça cobranças com um link de pagamento
O pedido chegou, mas você sabe como receber o pagamento com segurança? Não se preocupe, a Bin criou uma solução digital para facilitar as vendas online de micro e pequenos empreendedores: é o Link de Pagamento. O recurso torna mais simples as vendas geradas pelas redes sociais, no qual vendedor não precisa ter sequer site ou loja na internet para aproveitá-lo.
O processo funciona de forma bem simples: ao receber o pedido, o empreendedor entra no Portal do Link de Pagamento, preenche os dados da compra e gera um link, que pode ser enviado diretamente ao cliente por meio do WhatsApp, Facebook, Instagram ou e-mail. O consumidor, então, acessa o link, insere os dados de pagamento e pronto! O pedido é concluído de forma 100% segura e digital.
Dá para enviar quantos links quiser para os clientes e, ainda, realizar a gestão das vendas pelo aplicativo Bin Gestão ou o Portal do Cliente. Assim, você ganha mais segurança e praticidade na hora de fechar seus negócios.
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