As festas de fim de ano estão chegando e é hora dos lojistas se prepararem para as vendas de Natal e ano novo, época de maior movimentação no comércio. A expectativa este ano é que o volume de vendas seja maior por conta do avanço da imunização contra a Covid-19 e aumento da circulação das pessoas no país.
Segundo uma projeção realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do comércio varejista no Brasil devem crescer 4,9% até o final do ano. Somente em julho, por exemplo, o volume de vendas no varejo aumentou 1,2% em comparação com o mês anterior e registrou um dos melhores indicadores nos últimos 21 anos.
Por isso, os comerciantes precisam estar com seus processos em ordem, desde a organização de estoque, gestão de negócio até a experiência de compra do cliente, para atrair os consumidores e alavancar o faturamento.
Agora, você é empreendedor e tem dúvidas por onde começar a organizar seu negócio? Não se preocupe! Preparamos um ‘checklist’ com dicas especiais para você alinhar todos os procedimentos e se destacar nas vendas de fim de ano.
Como organizar o negócio para o fim de ano
Seja na loja física ou no e-commerce, dar conta de todas as demandas é um grande desafio, principalmente aos micros e pequenos empreendedores. Por isso, entenda as estratégias que podem ser utilizadas para manter o negócio bem estruturado e fazer boas vendas.
O primeiro passo é o estoque
Uma gestão empresarial eficiente envolve a administração de todas as tarefas, desde o planejamento até a venda do produto final.
E uma parte fundamental deste processo é o gerenciamento do estoque, especialmente para os pequenos empreendimentos, no qual cada produto desperdiçado pode significar um importante prejuízo.
Por isso, o primeiro passo é a aprender a organizar esse ambiente. Mas como? É simples: certifique-se de usar as unidades de armazenamento corretas, explore bem os espaços verticais e utilize prateleiras nas paredes do estoque para otimizar o espaço.
Depois, descarte itens antigos e coloque etiquetas em caixas e embalagens para facilitar na hora em que for procurar o que precisa. Não se esqueça de realizar a contagem de estoque periodicamente para alinhar com os registros de vendas e evitar itens ultrapassados entre produtos novos.
Planeje as etapas de vendas
Olhe para todos os processos do seu negócio, desde a produção até a entrega ao cliente, e garanta que todos estejam bem alinhados. Isso possibilita tornar mais fluído o fluxo de operação da sua empresa e, consequentemente, atender com mais qualidade e agilidade o consumidor.
Ofereça um atendimento de qualidade
Com o aumento da procura por produtos para as festas de dezembro, provavelmente novos clientes chegarão até sua empresa. Daí, entra a importância de capacitar a equipe para lidar bem com este momento.
Isso porque um cliente satisfeito é aquele que teve uma experiência positiva com o produto ou com o atendimento durante a compra e no período pós-venda. E quanto mais satisfeito ele estiver, maiores as chances de retornar para mais compras.
Lembre-se que, atualmente, proporcionar uma boa experiência de compra é tão importante quanto a qualidade e valor de um produto.
Não esqueça das promoções
As festas de fim de ano são a época em que as pessoas costumam comprar presentes para familiares e amigos, fazer agrados a si mesmas e se planejar para o novo ano. Diante deste cenário, oferecer promoções especiais ajudam a atrair a atenção dos consumidores e ampliar as vendas.
Descontos progressivos, por exemplo, são uma ótima maneira de aumentar os ganhos, atrelando o abatimento no preço à quantidade de produtos que o cliente compra. Além disso, cupons de desconto e frete grátis também são formas de conquistar o consumidor. Tudo isso pode ser divulgado para o público por meio das redes sociais, ampliando o alcance da marca.
Facilite o pagamento
Oferecer diferentes meios de pagamento é um diferencial aos olhos dos clientes, que muitas vezes procuram os melhores preços e condições na hora de adquirir um produto.
Por isso, é importante pensar nos anseios do consumidor para proporcionar o melhor atendimento. Afinal, você não quer perder uma compra por não ter a forma de pagamento ideal, não é mesmo?
Pensando nisso, a Bin, marca própria de adquirência da Fiserv, oferece soluções de pagamento para lojas físicas e serviços de delivery com maquininhas que operam com vendas à vista, à crédito ou parceladas e aceitam pagamentos por aproximação, QR Code ou dispositivos, como celulares e relógios habilitados com a tecnologia NFC (Near Field Communication).
A Bin também oferece uma solução completa e integrada de e-commerce para garantir alta performance de aprovação de vendas online, segurança (cofre e token) nas transações e soluções para pagamento recorrente.
É possível também vender via redes sociais ou aplicativos de mensagens de forma simples, rápida e segura, por meio do Link de Pagamento.
Tudo isso com confiabilidade e segurança de um gateway de pagamento, além da flexibilidade de aceitar as principais bandeiras de débito, crédito, dezenas de cartões regionais e boletos e as funcionalidades do aplicativo Bin Gestão, que automatiza a gestão do seu negócio para alavancar suas vendas.
Modernize a gestão do negócio
Agora que você já sabe como se preparar para as vendas de fim de ano, é a hora de descobrir como gerir todo esse processo. Quer saber? É bem simples: com o aplicativo de Gestão de Pagamentos - Gpag dá para unificar e controlar as vendas e recebimentos da empresa, facilitando a gestão do negócio.
O aplicativo traz uma série de funcionalidades como detalhamento das vendas - inclusive parceladas - e recebimentos, visão da agenda de cancelamentos das vendas, comparativo de taxas e integração dos principais adquirentes de forma automatizada.
O Gpag torna mais simples a gestão financeira das empresas, pois oferece um controle rápido, seguro e dinâmico dos recebíveis de cartões de crédito, débito e voucher, o que resulta em uma experiência integrada, identificando os pontos fortes para o negócio.
Então, não perca mais tempo, converse agora com um de nossos consultores e confira todas as soluções da Bin para a sua empresa.