
A melhor loja é aquela que não tenta enganar o consumidor, que tem uma real preocupação com a definição dos produtos, que faz promoções genuínas e realmente facilita a vida dos clientes, pois quem vai comprar faz pesquisa antes. Se o consumidor perceber que o preço de venda foi inflacionado antes do “desconto”, ele dará um cartão vermelho para o lojista, e não voltará mais ao seu estabelecimento.
Também é importante que a loja gerencie bem seus estoques para suportar o aumento de vendas nessa data especial, para não causar frustração para o cliente que tenta comprar e não acha o produto.
A Black Friday, que este ano acontece em 25 de novembro, é uma excelente oportunidade para os lojistas aquecerem suas vendas e para os consumidores encontrarem boas ofertas e até mesmo antecipar as compras de Natal.
Em levantamento realizado na base de dados de mais 25 milhões de usuários, o Méliuz , startup brasileira de cashback e cupons de descontos, apresentou estudo sobre a intenção de compra para a Black Friday. Segundo a pesquisa, 91,3% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday, número 20% maior do que em 2021.
Este ano a data ainda será potencializada pela Copa do Mundo, que acontece no mesmo período.
Uma pesquisa da Nielsen e Toluna, indica que 50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday vinculadas aos jogos do Mundial da FIFA. Por isso, o varejo pretende antecipar os descontos da Black Friday para o começo de novembro, lembrando que a nossa seleção estreia no Mundial na véspera da própria Black Friday.
Como vender na Black Friday?
Para mostrar como vender de maneira mais produtiva e assertiva, confira as dicas que separamos para você:
1. Planeje o seu estoque
O primeiro passo para alcançar o sucesso com as vendas na Black Friday é cuidar do seu estoque. Portanto, programe-se com a máxima antecedência tanto em relação às quantidades e variedades dos estoques, quanto à organização do ambiente de vendas, físico ou virtual. Por isso, sendo ou não a sua primeira Black Friday, considere encomendar mais produtos do que o normal - principalmente aqueles que já têm grande saída.
Invista em artigos com boas margens de lucro. Assim, será possível oferecer descontos mais agressivos. Pense também em boas promoções para produtos que estão parados no estoque há meses para fazê-los circular.
Na Black Friday, o maior diferencial é oferecer descontos agressivos, porém certamente isso não será viável para todos os produtos da sua loja. A sugestão é escolher alguns itens mais competitivos e também fazer uma ótima negociação com os fornecedores e reforçar o estoque desses produtos.
2. Precifique dentro das suas possibilidades
Quando pensar na precificação de suas ofertas, considere os custos operacionais (além compra de produtos, logística e pessoal), as despesas recorrentes (água, luz, telefone, etc) e o lucro mínimo necessário para o giro de seu estabelecimento.
Após essa primeira avaliação, decida qual postura você pretende adotar diante da concorrência: preços mais baixos, iguais ou até superiores — neste último caso, seus artigos devem ter algum diferencial ou ser acompanhados de brindes para “compensar”. Contudo, nunca perca de vista a necessidade de geração de caixa para não ter prejuízos financeiros justamente com o aumento de vendas. É importante fazer os cálculos corretamente e preservar sua lucratividade ao baixar preços.
3. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes
Quando o público pensa em Black Friday, as primeiras lembranças são ofertas, preços baixos e oportunidades para bons negócios. Se você oferecer um produto com um valor desproporcional à concorrência, as chances de vendas serão pequenas.
Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.
Lembre-se que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada e leve em conta o orçamento e o perfil da sua loja para ter uma decisão final mais certeira. Então, analise previamente como estão os valores da concorrência, dê descontos reais, mas que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para você.
4. Conheça seu público
Antes de sair pensando no canal, pense no seu público, na sua oferta e aí será mais fácil na hora de distribuir a comunicação das suas ofertas. Faça uso dos meios que você tem para conversar com seu público e seja criativo.
5. Contato direto com o cliente
Precisa ser fácil para o cliente estabelecer contato com a sua loja, oferecendo a ele diferentes caminhos e criando oportunidades para criar maior proximidade e fidelidade. Usar WhatsApp e outras redes sociais pode ser importante para ter um canal direto com os consumidores, gerando pedidos e fechando vendas de forma mais próxima, pessoal e prática.
De acordo com levantamento realizado pela NerdMonster Digital Retail, cerca de 96% das compras efetivadas no varejo físico são precedidas por uma busca online. É importante utilizar todos os canais possíveis para atingir seu cliente, seja um e-mail marketing, seja mídia ou uma comunicação dirigida.
6. Fazer um esquenta das promoções
Utilizar a Black Week para fazer um esquenta do seu negócio e das promoções, tentando até mesmo pegar a oportunidade da Copa do Mundo para o seu negócio. Mostrar que a facilidade é única e construir essa estratégia para o seu cliente ser fidelizado para próximas oportunidades.
7. Diversifique os meios de pagamento
É importante que a sua loja aceite a maior variedade de meios de pagamento, como cartão de crédito, débito, Pix, carteiras digitais. Por isso, você pode contar com as maquininhas Bin, que aceitam as principais bandeiras, vouchers e tickets, além de tecnologias como pagamento por aproximação (Near Fiel Communication - NFC) e QR Code e contam com a opção de terminais com e sem fio. Diversificar e facilitar a compra é um dos caminhos para que o seu negócio venda mais na data.
O que comprar na Black?
De acordo com os dados levantados em 2021 pelo Méliuz, os produtos que mais interessam o público são, em ordem de prioridade:
- eletrodomésticos e eletroportáteis;
- acessórios e calçados;
- eletrônicos e informática;
- móveis e decoração;
- smartphones;
- roupas;
- perfumes e cosméticos;
- alimentos e bebidas;
- livros;
- viagens;
- artigos esportivos;
- relógios e jóias;
- jogos e consoles;
- produtos pet;
- assinaturas de serviços.
Embora a Black Friday concentre a alta procura em itens comercializados pelo grande varejo, o pequeno não fica de fora, especialmente porque muitos compradores querem valorizar a customização, conveniência e proximidade. Aproveite essa oportunidade!