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Entenda o que é chargeback e como se proteger das contestações de compra

16.01.2025

Entenda o que é chargeback e como se proteger das contestações de compra

Imagine concluir uma venda e tempos depois ser notificado pelo banco que aquele valor será descontado dos seus rendimentos. Lidar com contestações de compra, ou chargebacks, é um inconveniente para muitos empreendedores que aceitam pagamentos com cartão. 

Além da perda financeira, o chargeback também pode gerar prejuízos burocráticos e afetar a operação do seu negócio. Para aprender a gerenciar melhor essa situação, reunimos neste artigo o que é chargeback, como ele afeta os negócios e como se proteger para evitar perdas. Além disso, apresentaremos o App Bin Gestão, uma ferramenta indispensável para monitorar contestações com agilidade e segurança.

O que é chargeback?

O chargeback é o processo de devolução de um valor ao cliente após a contestação de uma compra realizada com cartão de crédito ou débito, fazendo com que o lojista não receba um pagamento. Normalmente, ocorre quando o titular do cartão desconhece a transação ou identifica possíveis problemas, como cobranças duplicadas, fraudes, ou mesmo alguma insatisfação, como um produto não recebido.

Esse procedimento é iniciado pelo portador do cartão junto à instituição financeira, que avalia a solicitação. Quando o motivo da contestação é validado, o banco reverte o valor para o cliente, gerando custos e transtornos para o varejista.

Diferença entre chargeback e estorno

O chargeback é iniciado pelo cliente por meio da administradora do cartão. O cliente contesta a compra e, além de análise do banco, o processo pode envolver disputas entre cliente e varejista. Com o valor sendo devolvido diretamente ao cliente, o estabelecimento pode ter prejuízo com custos adicionais, como taxas.

Já o estorno ocorre diretamente entre o varejista e o cliente, sem burocracias e complicações.

Quais os impactos do chargeback para o seu negócio?

Os chargebacks podem trazer diversas consequências negativas para o seu negócio, que vão além da perda financeira. Confira os principais impactos:

  • Prejuízos financeiros: além de perder o valor da venda, o comerciante pode arcar com taxas administrativas.
  • Custo operacional: o processo de responder a uma contestação exige tempo e organização, desviando o foco da gestão.
  • Reputação afetada: muitos chargebacks podem gerar desconfiança dos adquirentes e impactar a credibilidade do varejista no mercado.

Como se proteger das contestações de compra? Veja 5 dicas

Embora o chargeback seja um problema comum, algumas ações preventivas podem fazer toda a diferença na sua recorrência e impacto no negócio. Veja as principais medidas:

1. Estabeleça políticas claras e acessíveis

Garanta que os clientes conheçam as condições de troca, devolução e reembolso antes de concluir a compra. Uma comunicação clara reduz mal-entendidos e diminui as chances de contestações.

2. Use tecnologias de proteção antifraude

Investir em sistemas antifraude ajuda a identificar transações suspeitas em tempo real, evitando vendas que possam gerar problemas futuros.

3. Capacite a sua equipe

Treinar os colaboradores para seguirem processos rigorosos na conferência de dados do cliente e na finalização de vendas pode prevenir erros operacionais e transações fraudulentas.

4. Realize verificações detalhadas

Confirme informações essenciais do cliente, como dados cadastrais e endereços de entrega. Isso reduz o risco de fraudes relacionadas a cartões roubados ou clonados.

5. Monitore as transações regularmente

Adotar uma abordagem proativa para acompanhar todas as vendas e possíveis contestações é uma maneira eficaz de responder rapidamente a problemas e evitar prejuízos maiores.

A prevenção não só protege a receita do seu negócio como também promove uma melhor experiência para os clientes, fortalecendo a confiança na sua marca.

Portal e App Bin Gestão: solução para acompanhar suas vendas

Gerenciar contestações pode ser mais simples e eficiente com o Portal do Cliente e o App Bin Gestão. Essas ferramentas permitem que varejistas acompanhem detalhes dos recebimentos, como vendas canceladas e pagamentos rejeitados de qualquer lugar.

Com as ferramentas de gestão da Bin é possível:

  • Acessar informações detalhadas sobre vendas em tempo real;
  • Enviar a documentações necessárias pelo Portal do Cliente;
  • Realizar solicitações e antecipação de recebíveis, extrair relatórios entre outros serviços.

Para saber mais sobre como ter suas vendas protegidas contra fraudes, conheça as soluções da Bin: navegue pelo nosso site e siga a Bin no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Leia mais dicas de venda e segurança:

Como os lojistas podem usar o Pix de forma segura?

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