Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Logo bin
  • Máquinas Bin
    • Modelos
    • Bin Tap
    • Serviços
    • icon
      Bandeiras e Vouchers
    • icon
      Crediário
    • icon
      Pix
    • icon
      Recarga
    • icon
      Pagamento Parcial

  • Bin Digital
    • about-icon
      Vendas online
    • about-icon
      E-commerce
    • about-icon
      Link de pagamento
    • about-icon
      WhatsApp Pay
  • Gestão
    • about-icon
      Ferramentas
    • about-icon
      App Bin Gestão
    • about-icon
      Portal do Cliente
    • about-icon
      Antecipação
    • about-icon
      Capital de Giro
  • Franquia Bin
  • Portal do Cliente
  • Ajuda

Compra de bens e viagem estão entre os sonhos de consumo dos brasileiros para 2022

15.12.2021

Compra de bens e viagem estão entre os sonhos de consumo dos brasileiros para 2022

Comprar a casa própria é o principal sonho de consumo do brasileiro para o próximo ano, indica pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’, realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv. De acordo com o estudo, 1 a cada 4 respondentes (24%) sonha em conquistar as chaves do próprio lar. Em segundo lugar, os entrevistados desejam realizar viagens (19%) e, em terceiro, comprar um carro (18%).

Entender os hábitos e os anseios da população é essencial para apoiar o varejo. Em anos anteriores, pesquisas semelhantes trouxeram educação e planos de saúde junto com a casa própria no Top 3 sonhos de consumo. Este ano, como há uma demanda maior por sair de casa, conhecer novos lugares e passear, mesmo neste momento em que há uma nova onda de incerteza no que se refere às questões sanitárias, os desejos são outros.

A pesquisa também mostra que o sonho de consumo, especialmente a compra de pacotes de viagem e automóveis, não estão tão distantes da realidade para boa parte dos brasileiros. 93% dos brasileiros afirmam que é provável ou muito provável fazerem uma viagem nacional; 81% declaram que é provável ou muito provável realizarem uma viagem internacional; e 86% apontam como provável ou muito provável adquirir um carro. 

Mesmo a aquisição de um imóvel, que envolve valores mais altos, é indicada como provável ou muito provável por 79% das pessoas que têm este sonho.

Brasileiros estão otimistas para 2022

De acordo com o ‘Carat Insights’, 65% dos brasileiros estão otimistas com o rumo que suas vidas devem seguir em 2022. Além disso, mais da metade (52%) estão otimistas com sua situação financeira para o próximo ano. O dado é ainda mais relevante pelo fato de quase 7 a cada 10 brasileiros (69%) afirmarem que estão organizados financeiramente, conhecem bem cada um dos seus gastos e quanto eles representam do orçamento.

A pesquisa também aponta que 1 a cada 4 respondentes conseguiram economizar dinheiro em 2021 e pretendem gastar mais no próximo ano. Esta é uma tendência positiva para o varejo e para a economia nacional, mas também representa um desafio em como a experiência de compra chegará até o consumidor.

Integração de canais é tendência

A tendência é que haja uma maior interatividade e fluxo de compras entre diversas plataformas. Isso porque 70% dos brasileiros já tiveram experiências de compra omnichannel e 50% o fazem cotidianamente. A pesquisa aponta ainda que 66% dos entrevistados já compraram um produto online para retirar em uma loja física e 70% já compraram em uma loja física um produto para receber em casa. 

Além disso, quase 9 a cada 10 respondentes (88%) acreditam que as lojas físicas e online devem estar cada vez mais integradas. Essa é uma boa oportunidade para os empreendedores que estão começando e têm as redes sociais como o principal elo com os clientes.

Com relação às percepções sobre os canais, os consumidores ainda apontam algumas distinções entre compras online e presenciais. Segurança e condições de pagamento não são questões para nenhum dos meios, mas as lojas físicas são vistas com vantagem quando os brasileiros olham para a facilidade de troca ou devolução de um produto. Já o comércio online sai na frente quando o assunto é preço, variedade ou disponibilidade de informação.

Bin ajuda a impulsionar as vendas online

Com o crescente aumento de compra nos canais digitais, a Bin, marca própria de adquirência da Fiserv, oferece uma solução completa e integrada de e-commerce aos empreendedores para garantir alta performance de aprovação das vendas online, segurança nas transações e soluções para pagamento.

A tecnologia Bin garante praticidade, confiabilidade e segurança de um gateway de pagamento, além da flexibilidade de aceitar as principais bandeiras de débito, crédito, dezenas de cartões regionais e boletos e as funcionalidades do aplicativo Bin Gestão, que automatiza a gestão do negócio para alavancar as vendas. Além disso, por meio do link de pagamento, o lojista pode vender pela internet e redes sociais sem a necessidade de ter um site.

Assim, é possível aumentar o desempenho no ambiente online, oferecer um completo portfólio de pagamentos e manter a segurança das transações.

Converse agora com um de nossos consultores e confira todas as soluções da Bin para a sua empresa.

Posts recentes

Empreendedora usando o computador para acessar o Menu Recebimentos no Portal Bin
Gestão, DICAS

Menu Recebimentos do Portal Bin: a melhor ferramenta de acompanhar pagamentos - Bin

Consumidor segurando caixa de chocolate para Páscoa 2025

Páscoa 2025: setores da economia que ganham destaque

 Empreendedor usando a calculadora para mapear obrigações fiscais como a DIRF 2025.
DICAS, Mercado

DIRF 2025: o que é, prazos e como obter o documento da sua maquininha Bin

Atendente virtual

Siga a Bin

  • Produtos
  • Máquinas
  • Bin Digital
  • Gestão Digital
  • Ajuda
  • Institucional
  • Sobre nós
  • Blog
  • Imprensa
  • Ouvidoria
  • Serviços
  • Bandeiras e Vouchers
  • Crediários
  • Pix
  • Pagamento Parcial
  • Recarga
  • Login
  • Portal do Cliente

Relacionamento

11 94270-1270

Capital e Grande São Paulo

3004-2017

Demais Localidades

0800 757 1017

Ouvidoria

0800 770 6213

Credenciadora Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda
www.fiserv.com.br
Contrato Credenciadora Fiserv

Credenciadora Banco Cooperativo Sicoob S/A
www.bancoob.com.br | Ouvidoria: 0800 646 4001
Contrato Credenciadora Sicoob

Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Uso | LGPD | SAC Fiserv (24h): 0800 770 6207

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados. A marca Bin é de propriedade da Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todas as outras marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais mencionados neste material são de propriedade de seus respectivos proprietários.
Credenciadora Banco Cooperativo Sicoob S/A.

Site Selector