As férias escolares representam uma boa oportunidade em uma cadeia grande de negócios, o que inclui o varejo e o setor de eventos, segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Portanto, é um período que se deve ter mais atenção no público infanto-juvenil, já que os pais tendem a ceder aos desejos de consumo dos filhos nesta época para entretê-los.
Então, você, varejista, deveria pensar nas estratégias mais atrativas para crianças, jovens e pais. O que você pode fazer para chamar a atenção deles? As estratégias são muitas, mas não se esqueça do principal: ser visto e comunicar aquilo que realmente importa.
Por exemplo, deixar à vista os produtos e ter uma vitrine atrativa, seja na loja online ou física. Se possível, investir em descontos, promoções ou vendas casadas. E, o mais importante de tudo, entender a linguagem mais adequada para seu público-alvo, isto é, pensar em quem realmente compra o produto. Ou seja, se o segmento infantil é o foco de seus produtos, os que compram são os pais. Portanto, a comunicação é dirigida a eles. Aliás, direcionar publicidade para o público infantil é uma prática abusiva e ilegal.
Outro fator importante é criar boas promoções, trazer novidades para os clientes, fazer dinâmicas, sorteios, brindes etc. Quanto mais criatividade você tiver, melhor! Já pensou em ter atividades na loja? Digamos que você tenha uma loja de brinquedos, por que não oferecer oficinas onde as crianças possam conhecer, usar e consumir seus produtos?
Atividades assim não somente aumentam a compra como também fidelizam seus clientes. Pense na felicidade dos pais ao contar com uma atividade recreativa para deixar seus filhos por umas horas. A chance deles comprarem mais do que pensavam é muito maior!
E para finalizar suas vendas, a parte mais importante são os meios de pagamento. Quais opções você disponibiliza? Diversificar os métodos na hora da compra é uma estratégia para não perder vendas: pode ser Pix, crédito, débito, pagamentos com carteiras digitais e cashback, aceitação de cartões proprietários de estabelecimentos comerciais (private labels), entre outras formas. Para estar preparado, conte com as maquininhas da Bin sem fio ou ainda PinPad TEF para os negócios que possuem grande volume de transações com cartão. Saiba mais aqui e aproveite o final das férias escolares com muita criatividade.