A possibilidade de abrir o próprio negócio, trabalhar para si mesmo e alavancar os ganhos financeiros tornou-se uma alternativa atraente para os brasileiros, principalmente, pelo momento de crise provocada pela pandemia do coronavírus.
Segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em dados da Receita Federal, foram criados 2,1 milhões de pequenos negócios somente no primeiro semestre deste ano. Esse é o maior número de novos empreendedores no País, se comparado com os mesmos períodos, de 2015 para cá.
Porém, para obter êxito no novo negócio, é fundamental estar atento às particularidades do ramo de atuação e ter alguns conhecimentos importantes para minimizar riscos e evitar prejuízos financeiros.
O que você precisa saber para abrir uma empresa
Para se consolidar no mercado, o empreendedor deve ter uma estrutura organizacional adequada a fim de oferecer uma boa experiência aos clientes. Assim, separamos cinco dicas essenciais para o sucesso da sua empresa.
1. Planeje-se
Para abrir um negócio, você deve fazer um plano de investimentos que inclui a previsão de faturamento, cálculo dos custos fixos, variáveis e a previsão de resultados - lucros e prejuízos - para garantir reservas financeiras e evitar grandes dívidas. Assim, será possível obter um equilíbrio financeiro já nos primeiros anos de mercado e garantir o desenvolvimento da empresa.
2. Conheça seu mercado e público-alvo
Saber quem são seus concorrentes e fornecedores, as tendências e o perfil do seu público-alvo são fatores fundamentais para colocar um novo produto ou serviço no mercado. Neste contexto, vale conversar com profissionais e especialistas em empreendedorismo para ter certeza de que a sua ideia é realmente atraente para os consumidores.
3. Tenha algum diferencial
Para superar a concorrência, você deve ter algum diferencial. Basicamente, você tem duas opções: vender mais barato ou ter um produto melhor. Pois, ao oferecer o mesmo que outras empresas, é mais difícil atrair e fidelizar os clientes.
4. Invista em vendas online
Com o crescimento acelerado do e-commerce, é importante que o seu negócio esteja presente nas redes sociais e em plataformas como marketplaces. Além de ampliar o alcance do público, estes canais facilitam a jornada de compra dos clientes e ajudam a impulsionar as vendas.
5. Ofereça diferentes meios de pagamento
A Bin, marca própria de adquirência da Fiserv, oferece soluções de pagamento para lojas físicas e serviços de delivery com maquininhas que operam com vendas à vista, à crédito ou parceladas e aceitam pagamentos por aproximação, QR Code ou dispositivos, como celulares e relógios que estejam habilitados com a tecnologia NFC (Near Field Communication).
Além disso, oferece uma solução completa e integrada de e-commerce para garantir alta performance de aprovação das suas vendas online, segurança (cofre e token) nas transações e soluções para pagamento recorrente. É possível vender via redes sociais ou aplicativos de mensagens de forma simples, rápida e segura, por meio do link de pagamento.
A tecnologia Bin garante praticidade, confiabilidade e segurança de um gateway de pagamento; além da flexibilidade de aceitar as principais bandeiras de débito, crédito, dezenas de cartões regionais e boletos e as funcionalidades do aplicativo Bin Gestão, que automatiza a gestão do seu negócio para alavancar suas vendas.
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