Produtos de vestuários são os mais desejados por consumidores brasileiros nesta Black Friday, indica a pesquisa ‘Carat Insights’, encomendada pela Fiserv. O levantamento, realizado pelo Instituto Locomotiva, ouviu 1.500 pessoas para medir a intenção de compra relacionada à data promocional, marcada para sexta-feira, 26 de novembro.
De acordo com o estudo, 7 em cada 10 respondentes (69%) com 18 anos ou mais estão dispostos (27%) ou muito dispostos (42%) a comprar nesta edição da Black Friday. Entre os itens de maior interesse, roupas são citadas por 46% dos respondentes, o maior percentual de intenção de compra, seguido de eletrônicos (44%), calçados (37%), celulares (34%) e eletrodomésticos (29%).
O levantamento mostra ainda que 74% dos pesquisados já compraram na Black Friday e 72% decidem o local da compra pelo desconto ofertado. Além disso, 32% compram produtos por conta da redução de preço.
Omnicanalidade vira tendência
Outro ponto detectado pela pesquisa é a omnicanalidade, ou interação entre os diversos canais de venda. Isso porque as buscas e compras são feitas online por 44% dos pesquisados; 30% procuram informações e promoções online, mas compram em lojas; 11% fazem o caminho inverso, procurando informações em lojas físicas, mas compram no digital; e 10% pesquisam e adquirem em lojas físicas.
“O varejo omnichannel tornou a experiência do consumidor mais fluída. É possível ir à uma loja, comprar o produto de uma prateleira infinita e esperar para receber em casa; comprar online e retirar o produto na loja ou diversas outras combinações. A tendência é que esta distinção seja cada vez mais imperceptível”, analisa Roberto Moron, vice-presidente de Inovação da Fiserv para América Latina.
Além disso, entre os respondentes que pretendem adquirir algum produto nesta Black Friday, 70% disseram preferir fazer de forma online, seja em marketplaces ou sites das próprias lojas. Esse movimento indica a importância do varejo investir em canais digitais a fim de oferecer uma boa experiência aos clientes, diferenciando-se dos concorrentes e aumentando as vendas.
“O varejo está cada vez mais evoluindo e conta com a inteligência artificial e análise preditiva para que a oferta, o pagamento e o pós-venda sejam incorporados de maneira ‘suave’ na nossa rotina. O pagamento já é invisível, sem contato ou fricção. E com mais tecnologia, existe um fator importante para os dois lados – de quem vende e quem compra – se prevenir contra fraudes”, completa Moron.
Bin ajuda a impulsionar as vendas online
Com o aumento da procura online por produtos na Black Friday, a Bin, marca própria de adquirência da Fiserv, oferece uma solução completa e integrada de e-commerce aos empreendedores para garantir alta performance de aprovação das vendas online, segurança (cofre e token) nas transações e soluções para pagamento.
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