
A pesquisa da Fiserv, em parceria com o Sebrae-SP, Fiserv Insights, trouxe o perfil do empreendedor que usa maquininha de cartão no Estado de São Paulo, além de entender como está sua familiaridade com os meios de pagamento digitais. Com o objetivo de identificar quais as suas principais dores e como nossas soluções podem facilitar o dia a dia do negócio, o estudo trouxe a visão de 1.308 empreendedores, sendo 69% microempresas (MEs) e 31% empresas de pequeno porte (EPPs).
Preferência nas maquininhas
Um dos principais resultados que a pesquisa trouxe foi sobre a preferência dos estabelecimentos pelas maquininhas de cartão utilizadas. A prioridade pela escolha deste meio de pagamento vem, principalmente, pela praticidade. Os dados mostram que 38% dos entrevistados usam uma única maquininha de cartão, enquanto 40% operam com duas. Além disso, 11% dos estabelecimentos utilizam três máquinas e apenas 5% utilizam quatro. Quanto ao tipo de conexão das máquinas, 70% utilizam dispositivos que operam com Wi-Fi, ou com chip (3G ou outra rede de telecomunicações), e apenas 8% dos negócios utilizam máquinas fixas conectadas por cabo ou linha telefônica.
Os entrevistados escolhem maquininhas pela "melhor taxa" (55%), seguidas pela "isenção de mensalidade conforme faturamento" e "aceitação de todos os tipos de pagamento necessários" (ambos 29%). Também valorizamos “taxas personalizadas” (25%) e “atendimento rápido” (22%), buscando eficiência e flexibilidade nas transações.
Os resultados também indicam que o uso de máquinas de cartão é destaque nos setores de comércio e serviços, sendo respectivamente 63% e 32%. Além disso, 41% dos entrevistados que utilizam maquininhas de cartão estão presentes no interior do Estado, enquanto 34% operam na capital.
Outros resultados em destaque:
- Omnichannel: os pequenos negócios estão adotando cada vez mais uma abordagem multicanal para seus negócios. Ao analisar a pesquisa, o canal mais utilizado para interagir com os clientes é o WhatsApp (73%), em segundo lugar ficam as redes sociais (61%) e sites próprios (37%).
- Cartão x Pix: cartões de crédito (98%) e débito (96%) ainda são os meios mais aceitos no comércio, porém o Pix não fica de fora e segue em ascensão, sendo aceito em 66% do varejo no formato de QR Code estático.
- Para 58% dos entrevistados, o aplicativo Tap on Phone - que transforma celular em maquininha de cartão para pagamento por aproximação -, ainda não é conhecido. Entre os 41,6% dos empreendedores que têm conhecimento dessa solução, apenas 3% a utilizam.
A Bin oferece uma gama de soluções para facilitar a vida dos pequenos varejistas como Bin Smart, modelo inteligente de maquininha de cartão, e Bin Tap, que transforma o smartphone em maquininha. Conheça mais nossas soluções acessando nosso Instagram, Facebook e LinkedIn e veja a pesquisa Fiserv Insights para mais detalhes do uso dos meios de pagamento pelas PMEs aqui.
Leia mais:
Pequenos negócios de SP podem crescer com pagamentos digitais
Conheça o Smart POS e o Tap on Phone da Fiserv
Bin Tap transforma celular em maquininha para o seu negócio
Adquirência inteligente: como Smart POS ajuda o varejo