
A Black Friday, este ano, será no dia 25 de novembro e o varejo brasileiro aproveita o mês inteiro oferecendo promoções. Como muitos sabem, a Black Friday é uma das melhores datas para vendas, tanto no mercado nacional como internacional. Os descontos aparecem, os compradores se preparam com antecedência para comprar tudo que desejam, as filas e o consumo massivo crescem até o último momento da temporada.
Vale mencionar que este ano teremos a Copa do Mundo iniciando no dia 20 de novembro, na mesma semana que a Black Friday, ou seja, um ano ainda mais atípico e promissor.
Alguns grandes varejistas já comunicaram que iniciarão os descontos antes da data oficial, para aproveitar as compras da Copa. Os pequenos varejistas também encontram aqui uma oportunidade para aproveitar a tendência de compras com descontos selecionados e se destacar na competição pelo cliente. Além de ganhar mais conhecimento público, as vendas tendem a ser um sucesso.
O que é a Black Friday?
Para quem não sabe, a Black Friday é uma promoção anual celebrada na última sexta-feira do mês de novembro. Os descontos não se aplicam somente aos comércios físicos, mas também aos online, que tendem a dar ainda mais descontos. Aqui no Brasil, ao adaptar a celebração, o varejo propõe condições especiais durante todo o mês.
Como surgiu a Black Friday?
O conceito da Black Friday surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos, e recebeu o apelido pelos policiais que não descansavam esse dia, já que havia certa confusão nas ruas dos comércios, com filas e disputas pelos descontos. A ocasião começou a virar febre a partir dos anos 80, e em 2010 foi celebrado o primeiro Black Friday no Brasil. Hoje é uma prática global.
Como é a Black Friday no Brasil?
No Brasil esta modalidade de descontos tem diversas práticas entre os comerciantes, alguns reservam os descontos apenas para a sexta-feira, mas outros estendem o evento de promoções por uma semana ou até mesmo todo o novembro. No mundo online muitos aderem à Cyber Monday, que é um desconto aplicado apenas na segunda-feira seguinte à data da Black Friday para produtos eletrônicos.
O que é uma Vitrine de Black Friday e como fazê-la?
Sabemos que a vitrine é a primeira visão de uma loja, seja ela online ou física. Por isso, montar uma vitrine atraente aumentará suas chances de ter vendas imediatas, as famosas compras “por impulso''. As vitrines que mais ganham atenção geralmente têm uma composição de cores e elementos chamativos, pacotes promocionais visíveis, limpeza impecável e uma organização original dos itens, com os preços à vista para o cliente se convencer do valor das ofertas. Afinal, deixar os preços atrativos à vista é o que mais convence o público a entrar em sua loja e fazer uma compra sem muitas perguntas.
Quais são os itens mais procurados na Black Friday?
Segundo um levantamento realizado pela Méliuz em 2021, a lista de desejo dos consumidores no ano passado foram modelos novos de itens já obtidos, presentes de Natal (e de outras datas comemorativas) e produtos de uso recorrente. De acordo com a pesquisa, os produtos que mais interessam o público são, em ordem de prioridade:
- eletrodomésticos e eletroportáteis;
- acessórios e calçados;
- eletrônicos e informática;
- móveis e decoração;
- smartphones;
- roupas;
- perfumes e cosméticos;
- alimentos e bebidas;
- livros;
- viagens;
- artigos esportivos;
- relógios e jóias;
- jogos e consoles;
- produtos pet;
- assinaturas de serviços.
Para que você avalie a possibilidade de embarcar nessa ocasião de descontos, é importante se preparar com antecedência. Nesta preparação, a comunicação e a organização prévia são um dos pontos mais significativos para conscientizar o seu público que eles poderão comprar com desconto em seu negócio na época da Black Friday.
Certifique-se também de contar com todos os meios de pagamento possíveis, hoje em dia os consumidores gostam de pagar usando os meios mais inovadores, como Pix, QR Code, entre outros. Para saber mais sobre e se preparar para a ocasião, leia aqui.