
A venda de produtos em canais digitais vem crescendo no Brasil desde o início da pandemia, impulsionada pelo isolamento social e a comodidade na hora da compra. Já são, atualmente, mais de 42 milhões de pessoas acostumadas a comprar pela internet, segundo dados de relatório elaborado pela consultoria Ebit | Nielsen.
De olho nesta tendência, muitos empreendedores viram a oportunidade de tirar a ideia do papel e abrir o próprio negócio online. Apesar de não ser necessário tanto investimento, é preciso ter planejamento e estratégia para se destacar no mercado digital.
Por que abrir uma loja virtual?
Com a pandemia do coronavírus, aumentou a preferência dos consumidores por realizar compras pela internet, seja de casa, do trabalho ou de qualquer outro local. Só no primeiro semestre de 2021, o e-commerce atingiu a marca de R$ 53,4 bilhões em vendas, expansão de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Ebit | Nielsen. Tal crescimento vem atraindo cada vez mais empreendedores interessados em abrir o próprio negócio voltado para o ambiente virtual.
Porém, é necessário conhecer alguns fatores importantes a fim de se adequar ao comércio eletrônico e proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente. Confira agora 7 passos importantes para ter sucesso em sua loja virtual.
1. Elabore um planejamento estratégico
Como será a atividade do seu negócio? Você vai produzir ou revender itens? Defina e, em qualquer situação, pesquise bons fornecedores, desde aqueles relacionados à matéria-prima até a hospedagem de site. Lembre-se ainda de colocar no papel todos os seus custos e objetivos do mês. Isso vai ajudar a organizar a estrutura da sua empresa.
2. Organize o dia a dia operacional
Para ter sucesso no online, é importante definir quais canais serão utilizados para oferecer os produtos, os meios de pagamento e a forma e o prazo de entrega. Fique atento também ao fluxo de produção a fim acompanhar o volume das vendas. Tudo isso precisar estar bem alinhado ao abrir a loja virtual.
3. Focar em um nicho pode ser uma alternativa
Não é fácil competir com grandes lojas de departamentos. Para quem está começando, uma boa alternativa pode ser investir em um nicho específico e atendê-lo com produtos relacionados. Por exemplo, atualmente o beach tennis é uma modalidade em alta no país. Vender produtos específicos aos praticantes desta atividade pode ser uma estratégia interessante para conquistar espaço no mercado e aumentar suas chances de sucesso. Por isso, pesquise qual nicho você tem mais familiaridade e invista nele.
4. Escolha um bom nome para sua loja virtual
O nome é o primeiro impacto do cliente com a loja. Ou seja, é o “cartão de visita” do empreendedor no ambiente online. Por isso, ao criar seu negócio, opte por um nome curto e simples de decorar, o que facilitará as buscas dos usuários na internet pela sua empresa. Vale também pesquisar os nomes dos concorrentes, verificar se sua opção de nome já existe e tentar relacioná-lo ao segmento de atuação.
5. Adquira conhecimentos
Habilidades com gestão de negócio e vendas são pontos importantes para lidar com o dia a dia operacional. Elas irão ajudar no relacionamento com os fornecedores e clientes. Há diversos cursos gratuitos e online que podem dar uma ampla visão sobre como gerir o negócio e, assim, contribuir para uma boa experiência do cliente com a sua loja.
6. Invista no social commerce
Já ouviu falar no termo “social commerce”? Caso não, você certamente conhece na prática. O social commerce é a utilização das redes sociais para vender produtos. Esta é uma tendência em alta, já que os usuários estão cada vez mais ativos no ambiente virtual e dispostos a consumir por meio das plataformas digitais. Por isso, invista em bons conteúdos, atualizações constantes e no relacionamento com os clientes nestes canais para ampliar o alcance do seu negócio e gerar mais vendas.
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Não importa qual o tamanho do seu negócio, há boas opções para vender seus produtos pela internet. E-commerce ou link de pagamento: a Bin, marca própria de adquirência da Fiserv, oferece soluções completas em cada uma destas categorias, garantindo alta performance de aprovação das vendas, segurança e praticidade.
O link de pagamento da Bin é uma tecnologia 100% digital em que o varejista gera um link para o cliente pagar pelos produtos escolhidos. A solução oferece mais credibilidade e segurança nas transações que acontecem via redes sociais.
A modalidade também viabiliza um atendimento 24 horas e ainda conta com um sistema robusto de segurança, onde toda transação passa por uma análise de risco, que verifica o comportamento de compra do titular do cartão e as particularidades de cada segmento comercial.
Já a solução completa e integrada de e-commerce garante alta performance de aprovação das vendas online, segurança (cofre e token) nas transações e soluções para pagamento. A tecnologia Bin possibilita praticidade, confiabilidade e segurança de um gateway de pagamento, além da flexibilidade de aceitar as principais bandeiras de débito, crédito, dezenas de cartões regionais e boletos e as funcionalidades do aplicativo Bin Gestão, que automatiza a gestão do seu negócio para alavancar suas vendas.
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