
Uma das datas mais importantes para os varejistas está chegando. O Dia das Mães vem se consolidando como a sazonalidade com o segundo maior faturamento do varejo no ano, e em 2023 não deve ser diferente - portanto, a hora de pensar em novas estratégias para fazer bonito nesta temporada é agora.
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas Satélites de Shoppings (Ablos), houve um aumento de 36% nas vendas no Dia das Mães em 2022. O varejo físico, durante este período, cresceu 6,9% em comparação ao ano anterior, revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. E as vendas online foram também bastante expressivas, com faturamento de 6,5 bilhões de reais e um tíquete médio de 474 reais, como mostra a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em seu ABComm Forekast. Se considerarmos que o e-commerce representa pouco mais de 10% de todo o varejo brasileiro, dá para se ter uma ideia das cifras totais levantadas só com as homenagens às mães.
Mostre o que é importante para vender mais
Ainda é tempo para nossos franqueados colocarem em prática ações que ajudem os clientes a vender mais nesta época.
A primeira delas é entender se seu cliente está oferecendo opções de pagamento o suficiente aos consumidores. Por quê? A pesquisa "Carat Insights - Tendências de Pagamentos para 2023" mostra que, no último ano, 73% dos entrevistados fizeram mudanças na forma de pagar suas compras, incluindo a incorporação de novos meios de pagamento à rotina (42%).
Mostra, também, que o que eles buscam na hora de pagar algo é segurança (72%), rapidez (60%), que ofereça junto algum desconto ou promoção (58%) e que permita o parcelamento (30%). Ou seja: o consumidor quer tudo ao mesmo tempo agora - e, de quebra, ainda levar uma vantagem de brinde.
Quais as necessidades do varejo que o franqueado Bin pode atender?
Nesta época, os clientes costumam fazer campanhas promocionais para aumentar as vendas. Essa é a chance de oferecer facilidades e flexibilidade de pagamentos para por meio da Bin, como Pix, QR Code, cartões de débito e crédito, e pagamentos por aproximação (NFC) com cartão ou carteira digital.
Um dos meios de pagamento que tem ganhado força são os gift cards e podem ser uma boa opção no Dia das Mães. Os cartões-presente podem ser adquiridos tanto em lojas físicas quanto por meio de aplicativos digitais, inclusive bancários. Somente em 2021, os gift cards movimentaram cerca de 4 bilhões de reais.
Também é importante reforçar aos varejistas a possibilidade de crediário, com parcelas em até 24 vezes, aumentando o potencial de vendas. O cliente recebe à vista, independente do parcelamento que consumidor final fizer. Além disso, a Bin aceita todas as bandeiras nacionais e regionais, além de vouchers do mercado.
Além dessas opções, os franqueados podem ajudar os varejistas com o link de pagamento para quem costuma vender pelas redes sociais, por exemplo. Os links de pagamento podem ser enviados por qualquer canal, a qualquer momento, o pagamento é realizado instantaneamente e de forma segura tanto para o consumidor como para o varejista.
E para ajudar ainda mais o cliente na gestão do negócio numa época em que o volume de vendas aumenta, oferecemos a consolidação dos dados de todos os canais de venda e adquirentes em uma única plataforma. Tudo pode ser consultado no app Bin Gestão.
E aí, está pronto para aproveitar a data e ajudar a impulsionar as vendas dos varejistas com a Bin? Estamos com você oferecendo ferramentas que ajudarão a expandir a sua rede e a aumentar as vendas dos estabelecimentos.
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