.jpeg)
Um dos meios de pagamento mais tradicionais é a maquininha de cartão, mas há alguns pontos que você deve levar em conta antes de escolher a sua.
Como sabemos, a maquininha de cartão é um terminal de processamento de dados de cartão de crédito e débito. As mais modernas, inclusive, geram QR Codes para efetuar pagamentos com Pix, por exemplo.
Qual é o valor da taxa administrativa das maquininhas de cartão?
Ao escolher sua maquininha de cartão atente-se às taxas administrativas que envolvem as transações realizadas no cartão de débito ou crédito. Estas taxas tendem a ser, em média, de 2% a 3,5%, somados ao valor de aluguel da maquininha, que varia de acordo com a marca. Portanto, escolha o melhor custo-benefício.
O que saber antes de escolher uma maquininha?
Existem diversas opções, então, escolha o modelo mais adequado ao seu negócio, por exemplo, maquininhas sem fio, com fio e PinPad. Além disso, é importante entender a oferta do mercado.
Algumas marcas oferecem a opção de pagar pela aquisição e não cobram aluguel, outras cobram ambos os valores. Também existem aquelas que aceitam muitas bandeiras de cartão, mas a mensalidade pode ser mais cara, entre muitos outros detalhes que diferem uma marca da outra.
Quanto tempo leva para o pagamento ser depositado na conta?
Ao escolher uma maquininha, avalie o tempo de repasse do pagamento, uma vez que o recebimento de uma venda com cartão não é imediato. O valor a ser creditado pode demorar entre 1 e 30 dias, intervalo que depende muito das credenciadoras, já que cada uma trabalha com prazos diferentes.
Para acelerar esse recebimento, confira as opções de antecipação oferecidas – que pode ser automática ou flex, as taxas e condições de cada uma dessas ofertas.
Quais são as bandeiras de cartão mais usadas no Brasil?
De acordo com uma pesquisa da SPC Brasil, as bandeiras mais utilizadas pelos brasileiros são Visa e Mastercard, compondo 80% do mercado de cartões de débito e crédito. Portanto, outro fator de suma importância é avaliar quantas bandeiras a maquininha aceita e se ela trabalha com essas duas marcas, já que são as mais demandadas no mercado brasileiro.
Além de considerar as principais bandeiras, vale sempre estar atento à diversificação de meios de pagamento como as bandeiras regionais, Private Labels (os cartões emitidos por varejistas e marcas específicas), além de vouchers como refeição e alimentação. Quanto mais opção, mais chance de concluir a transação com sucesso.
Quais são as melhores maquininhas de cartão?
As melhores são aquelas com maior capacidade tecnológica e melhor custo-benefício, que além de aceitarem pagamentos com cartão de crédito e débito e vouchers, permitem pagamento por aproximação, QR Code e Pix.
Inclusive, os pagamentos por aproximação ou por qualquer outro método sem contato estão em crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), em 2022 os pagamentos por aproximação cresceram em 474%.
Um modelo conhecido é o POS, que é instalado no caixa, conectado a uma linha telefônica e tem a conexão mais estável, impressora de recibos embutida e taxas de retenção menores, mas com restrição de mobilidade.
Também há a máquina POS Wireless, com a mesma função do POS, mas é portátil, por funcionar através do sinal wireless de internet. Além desses modelos, também há a opção POO, que funciona pela rede de dados das operadoras de celulares através de um chip, ideal para entregas em domicílio, e a mobile, que manda o recibo por e-mail, com leitor de cartão conectado a um celular por cabo ou Bluetooth.
Nesses casos, avalie se a maquininha oferece uma boa conexão wi-fi, diminuindo qualquer tipo de inconveniente na hora de cobrar as suas vendas.
Agora que você sabe o que avaliar na hora de escolher sua maquininha, que tal conhecer a oferta da Bin?