
Alguns setores da indústria ainda são abertamente mais masculinos, principalmente se falamos em cargos de liderança, e o mercado financeiro infelizmente não é exceção. Na verdade, é sim.
As mulheres estão vencendo as barreiras e “manias” do setor e qualquer possível diferença rapidamente e se destacando em temas como tokenização, investimentos, legislações, bitcoins, digitalização, tecnologia e meios de pagamento, para citar apenas alguns. Muitos dos principais influencers digitais sobre o assunto são influenciadoras, a exemplo de Nath Finanças, canal da Nathália Rodrigues (administradora que já foi eleita uma das 50 maiores lideranças do mundo pela revista Fortune), com 327 mil seguidores sobre finanças descomplicadas, e do Riqueza em Dias, da Carol Dias, que fala sobre educação financeira para 6,8 milhões de seguidores no Instagram e 241 mil inscritos no YouTube.
Chegando lá
Apesar de ainda representarem apenas 40% do número de empreendedoras do Brasil segundo o Sebrae, as mulheres já representam metade do setor dos franqueados no Brasil, segundo o último dado da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Um dos principais desafios para o avanço das mulheres empreendedoras segundo o Sebrae é a jornada tripla. Elas dedicam 17% menos horas no próprio negócio que os homens por dividir seu tempo entre a gestão da empresa e os cuidados com a família. Mesmo assim, elas conseguem fazer a roda girar.
Este é o atual cenário do empreendedorismo feminino no Brasil:
- O Brasil é o 7° país com maior número de empreendedoras;
- Dos 52 milhões de empreendedores existentes no país, 32 milhões são mulheres;
- 46% dos empreendedores iniciais são mulheres;
- 49% das empreendedoras mulheres são chefes de domicílio.
- 82% empreendem por necessidade;
- 69% empreendem para fazer a diferença no mundo;
- 50% das mulheres donas de Negócio e 28% estão, respectivamente, nos setores de serviços (destaque: alojamento e alimentação) e comércio.
Abrindo portas e oportunidades
Na Bin, empresa de soluções de pagamento da Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, estamos empenhados em fazer esse cenário voar. Nossas parceiras Bin são motivo de inspiração para outras que querem abrir seu próprio negócio, com opções que demandam baixo investimento e oferecem rápida recuperação - essencial para quem quer começar, mas não tem muito capital disponível.
Acompanhe as histórias de desafios e sucesso de duas franqueadas Bin, de diferentes regiões do país, colhidas especialmente para este blog:
Rosilene de Sousa Feitosa, franqueada de Teresina, Piauí
Possui duas franquias, desde 2019.
“Acredito e confio na empresa que eu apostei e que mudou a minha vida. Antigamente vivia com salário mínimo e hoje tenho independência financeira. Nunca pensei, sinceramente, em ganhar o que ganho hoje com a Bin. Desejo que as mulheres não percam a esperança, que sejam mulheres guerreiras e determinadas.
Nós mulheres viemos para mudar o mundo porque temos a força, a coragem e a garra para sermos empreendedoras”.
Tatiana Malatesta Cardoso, franqueada de Santos, São Paulo
Atuava no ramo de maquininhas há 15 anos e quando a Bin lançou seu programa de franquias, resolveu se “jogar de cabeça.”
“Foi onde eu me encontrei, pessoal e profissionalmente: como empreendedora. E quero continuar fazendo o que eu gosto que é vender maquininhas. O desafio é cada dia ter que conciliar casa e trabalho, mas quem tem isso na veia sabe que o que faz a gente feliz para cuidar de filho, de cachorro, de casa é o sucesso que a gente consegue no nosso negócio, do contato com as pessoas. Esse desafio me faz empreendedora, então isso me faz feliz e ter mais pique.
Sabemos o quanto somos multifacetadas e temos que encarar de frente as adversidades e os preconceitos, ainda mais num mercado que era muito masculino, mas acredito que se a gente se posicionar e fazer acontecer, conseguimos ter além dessa parte técnica, o tato que só a mulher tem de acessar o cliente e fazer uma venda bem coerente e correta. A mulher sabe como lidar com isso.”
Desejamos muito sucesso sempre às nossas franqueadas e estamos aqui para ajudá-las a conquistar novos clientes e crescer seus negócios!
Siga a Bin no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn e conheça como ser uma empreendedora de sucesso.