
Entenda tudo sobre o e-commerce no Brasil, tendências e como alavancar as vendas do seu negócio
Muito além de uma tendência, o e-commerce vem conquistando uma grande fatia do varejo brasileiro. No último ano, a pandemia do coronavírus e o isolamento social impulsionaram o segmento, que cresceu 41% em 2020, faturando R$87,4 bilhões, segundo relatório da Ebit|Nielsen e do Bexs Banc. As projeções para 2021 também são animadoras: as vendas devem crescer 26%, atingindo um faturamento de R$110 bilhões. Para fazer parte desse grande movimento, confira o cenário do e-commerce no Brasil.
O que é e-commerce
O e-commerce nada mais é do que a compra e venda de produtos e serviços por meio da Internet – em sites, redes sociais e outras plataformas online. É o chamado comércio eletrônico. Para se enquadrar nessa categoria, o pagamento da compra deve ser 100% digital.
E-commerce no Brasil
No Brasil desde a década de 90, o e-commerce vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. Esse movimento é resultado das mudanças no comportamento do consumidor alavancadas pela Internet e pela transformação digital. O isolamento social, o fechamento do comércio físico e outras medidas restritivas impostas no início da pandemia da Covid-19 impulsionaram essa realidade.
Por que investir no e-commerce
Ter uma loja online tornou-se essencial para manter-se relevante no mercado, alcançar cada vez mais consumidores e impulsionar as vendas. Confira algumas vantagens que o e-commerce pode trazer para o seu negócio:
· Funcionamento 24h por dia, gerando mais oportunidades de vendas;
· Possibilidade de alcançar consumidores em todo o país, já que elimina as barreiras geográficas;
· Redução de custos operacionais, pois não há necessidade de manter uma estrutura física;
· Chance de ampliar o portfólio de produtos ofertados, atingindo perfis diferentes de cliente.
A integração de canais também é muito vantajosa para o seu negócio e para seus clientes. Você já ouviu o termo ‘omnichannel’? Entenda também como a estratégia pode impulsionar suas vendas.
Omnicanalidade: integração e eficiência
Tendência no setor varejista, a omnicanalidade é uma estratégia baseada na integração de todos os canais utilizados por uma empresa, unindo lojas físicas e virtuais (on e off-line) para buscar a melhor experiência ao consumidor.
No omnichannel, o cliente tem a facilidade e comodidade de ser atendido pela sua empresa em diferentes pontos de contato: ele pode comprar um produto da sua loja virtual e retirá-lo em uma loja física, por exemplo. O resultado é uma experiência transparente, ágil e personalizada, engajando e fidelizando os consumidores.
E-commerce na prática: como criar sua loja
O primeiro passo para ter seu e-commerce é criar a loja online, anunciando os produtos e serviços ofertados pelo seu negócio com fotos, características e especificações técnicas. Há, ainda, outras definições importantes que você terá que ter em mente neste processo:
· Logística: quem será responsável pelo envio e transporte dos pedidos realizados no e-commerce;
· Pagamento: quais meios digitais de pagamento a sua plataforma aceitará nas transações;
· Experiência do cliente: desde à navegação na loja online até o atendimento ao consumidor no momento pós-venda, é essencial pensar em um processo de compra simples e satisfatório.
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