.jpg)
Mesmo em um cenário de alta da inflação, o avanço da vacinação em meio a pandemia da Covid-19 dá sinais de esperança e de retomada a um “novo normal”. Segundo a pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’ encomendada pela Fiserv, 65% dos brasileiros estão otimistas com o rumo que suas vidas devem seguir em 2022. Além disso, mais da metade (52%) tem perspectivas favoráveis com sua situação financeira para o próximo ano.
O levantamento ainda aponta que os respondentes que conseguiram economizar dinheiro em 2021, pretendem gastar mais no próximo ano - uma tendência positiva para o varejo e para a economia nacional. Por isso, separamos uma lista das datas comemorativas de 2022, que apresentam alta demanda de compras, para você se preparar e vender mais neste ano. Confira!
17 de abril | Páscoa
Ovos de chocolate, bacalhau, frutos do mar, azeite e vinhos... os tradicionais alvos dos consumidores nesta época, acabam levando também à aquisição de outros itens. Aproveite a data para atender a diferentes demandas de clientes. Afinal, diante de produtos gourmet, linhas infantis, recheios especiais, formulações livres de glúten, lactose ou açúcar, a tendência é ceder à tentação e encher o carrinho.
8 de maio | Dia das Mães
No ano passado, as vendas no varejo físico cresceram 6,0% na semana do Dia das Mães, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O salto no comércio eletrônico foi ainda maior: um faturamento de R$ 7 bilhões no varejo digital, representando um aumento de 15% em comparação com 2020. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio e da Neotrust, respectivamente. Entre as categorias destaque, encontram-se moda, acessórios, beleza, perfumaria e saúde, artigos para casa, entretenimento, além de móveis, construção e decoração.
12 de junho | Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para investir em estratégias de atração e fidelização de clientes. Muitos consumidores deixam para comprar de última hora. Por isso, não se esqueça: garantir que o produto será entregue no prazo é essencial.
14 de agosto | Dia dos Pais
Outra data muito aguardada para o comércio no ano, o Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para o varejista investir no ponto de vendas ou e-commerce, atraindo mais consumidores. Uma dica: analise seu histórico de pedidos durante a época em dia dos pais anteriores. Isso te auxilia a ver os produtos mais pedidos e te ajuda a ter uma referência do potencial de vendas. Caso seu comércio seja mais recente, faça pesquisas perto da data para ver as categorias mais buscadas e estabeleça metas.
12 de outubro | Dia das Crianças
Os setores mais populares do período são os de roupas, brinquedos, calçados, games e doces. É essencial investir na experiência do cliente, até mesmo se o seu negócio não estiver totalmente atrelado com a data, para atrair o público. Músicas divertidas, um cardápio diferenciado, um espaço para brincadeiras infantis são iniciativas que podem alavancar as vendas.
25 de novembro | Black Friday
Uma pesquisa da Fiserv sobre a Black Friday do ano passado mostrou que 7 em cada 10 brasileiros estavam dispostos a comprar na data. Roupas (46%) era a categoria mais desejada, seguida de eletrônicos (44%), calçados (37%), celulares (34%) e eletrodomésticos (29%). O levantamento também apontou que 74% dos brasileiros já compraram na Black Friday em edições anteriores, ou seja, um enorme potencial de vendas pelos descontos oferecidos.
25 de dezembro | Natal
Em dezembro, o clima já é de Natal. A data movimenta todos os setores, então aproveite o mês inteiro para chamar a atenção e propor uma ótima experiência de compras. Planeje suas ações, mude o visual da loja ou e-commerce e inove elementos da vitrine para criar um ambiente natalino. É preciso investir em criatividade no período para se destacar e conquistar mais consumidores para o próximo ano.
Em todas essas datas, seja no comércio físico ou online, a Bin conta com uma série de soluções para atender o alto volume de vendas. Converse com um de nossos consultores e confira todas as nossas ofertas.