
Os meses de janeiro e fevereiro são conhecidos pelas liquidações de verão, o que atrai muitos consumidores para as lojas. Essas promoções costumam oferecer de 20% a 40% de desconto para girar os estoques de final de ano e podem se estender até o mês de fevereiro.
As liquidações de verão podem ser positivas para o varejo, pela aceleração do giro dos produtos nas prateleiras e pelo aumento do fluxo de consumidores, reduzindo custos de estoques e aumentando as receitas. Mas os descontos devem também considerar o custo da entrada dos novos produtos para a temporada seguinte.
O que devo fazer antes de aplicar a liquidação de verão?
A queima de estoque não pode ser motivo para problemas de vendas, e descontos “incríveis” podem atrair clientes, mas acabar gerando prejuízos, por isso os varejistas devem avaliar com cuidado as suas necessidades de caixa, de renovação de linhas e de retenção de clientes para definir o preço e os produtos em promoção.
São perguntas simples, e que devem fazer parte da gestão cotidiana do negócio - qual é o meu objetivo mais importante com a liquidação? Avaliando os estoques, identificar, para quem devo oferecer esses produtos? E como eu “falo” com esses consumidores para que sejam informados a respeito das ofertas? Em seguida virá uma revisão dos canais de venda e de pagamento - planejando o uso de recebíveis, por exemplo - e a decoração do ponto de venda e novos atrativos visuais para a loja virtual.
Como escolher os canais para comunicar a queima de estoque?
O melhor seria uma análise do seu banco de dados e do histórico de seus clientes, o que nem sempre é possível para o varejo de menor porte, como as PMEs. Nesse caso, deve ser analisado o histórico das últimas promoções, procurando assim identificar as preferências dos clientes habituais, e usar as ferramentas de marketing e canais de comunicação (como as mídias sociais) para atrair novos consumidores.
Vale relembrar que muitas vezes uma comunicação atrativa, informativa, bem transparente em relação às ofertas reativam clientes que haviam deixado de comprar naquela loja.
Como montar minha vitrine?
Sobre a comunicação visual, é fundamental ter vitrines alegres, coloridas, sem exageros e sem excesso de produtos, destacando as melhores ofertas. Para garantir a confiança e a fidelidade dos clientes, informe de forma clara e honesta a respeito de preços, prazos e política de trocas.
Segundo artigo divulgado pelo Sebrae, os clientes mantêm a atenção em média apenas por 20 segundos ao observar uma vitrine, por isso uma mensagem confusa ou o excesso de produtos pode fazer com que ele passe para a vitrine seguinte. O seu cliente deve ser atraído a entrar, ciente de que está acontecendo uma liquidação imperdível em seu estabelecimento.
Com estas dicas, esperamos que você tenha uma das melhores liquidações do ano, e garanta suas vendas com as nossas soluções de pagamentos e serviços de gestão para apoiar o seu negócio.
Saiba mais como a Bin pode te ajudar a inovar em 2023. Acompanhe nossas novidades no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.