No dia 15 de março, Dia do Consumidor, é muito válida a reflexão sobre as movimentações que o varejo está fazendo para proporcionar a melhor experiência para ele e para melhorar a jornada de compra.
Como tudo que envolve tecnologia, as mudanças em um ritmo que até nos faz esquecer de coisas que aconteciam até pouco tempo atrás. Pensando em pequenos negócios, antes dos pagamentos digitais e mesmo pouco tempo antes da pandemia, as opções para quem queria pagar de forma parcelada com mais agilidade era com o cartão de crédito (em segundos) ou no cheque (demorando um pouquinho mais). Isso, comparado ao crediário, processo mais lento e burocrático que exigia o preenchimento de um cadastro, comprovação de identidade e de renda, fora a demora para receber o boleto em casa.
Tem uma história bem interessante sobre a evolução dos meios de pagamento desde a antiguidade no Canaltech, para quem tiver curiosidade.
Hoje, com o Pix, QR Code, carteiras digitais, pagamento por aproximação, além de outros canais de vendas como ferramentas de mensageria, redes sociais e o próprio e-commerce, o cliente pode fazer uma compra em qualquer lugar que esteja - em casa, no transporte e na praia.
A pesquisa ‘Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023’ apontou, por exemplo, que nos próximos 10 anos, o Pix provavelmente continuará sendo o método de pagamento preferido pelos brasileiros, com 87% dos consumidores dizendo que planeja usá-lo, seguido por carteiras digitais (80%) e pagamento por QR Code (78%).
Vai no crédito, no débito ou no QR Code?
Isso trouxe uma gama de possibilidades para a loja expandir a venda, além de conveniência ao consumidor. E, por essa razão, habilitar formas digitais de pagamento é fundamental para a sustentação do negócio e para dar mais agilidade no checkout, evitando filas, agregando conveniência, valor e segurança.
Indo além, soluções inovadoras como as oferecidas pela Bin agregam também a opção do link de pagamento - uma alternativa para quem não está no e-commerce, mas quer realizar boas vendas utilizando as mídias sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) como vitrine e canais de venda para os seus negócios.
Proporcionar melhores facilidades para pagamento, como parcelamento mais longo sem juros, é outra boa opção em tempos de economia mais estagnada ou alta inflação, que obriga o consumidor a repensar ou cortar seus gastos. Apoiamos os varejistas oferecendo o crediário na maquininha que já tem seu próprio parcelamento, com a extensão das vendas em até 24 vezes e com a possibilidade de que ele antecipe o recebimento do recurso.
Na Bin, essas e outras funcionalidades (antecipação de recebíveis, Pix, antecipação de vendas, recargas) e serviços de gestão podem ser habilitadas de forma ágil e simples. Conheça nossas soluções para oferecer a melhor experiência ao consumidor.
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