
Alguma vez um de seus clientes esqueceu a carteira, mas usou o celular para fazer a compra com o Pix? Estamos próximos do final do ano, quando é comum observarmos o aumento das vendas, mais um motivo para aproveitar as várias opções e as inovações nos meios de pagamento, onde não é mais preciso andar com cartão ou dinheiro, para adequar o seu ponto de venda e fidelizar clientes?
Facilidade, agilidade e comodidade são as palavras-chave para deixar o consumidor satisfeito na sua experiência de compra, seja na loja física ou virtual. No ponto de venda existem diversas ações de marketing e de relacionamento, fundamentais para que a jornada do cliente seja agradável. Mas o pulo do gato está na hora de finalizar o pagamento para, de fato, a experiência ser encerrada com chave de ouro.
Imagine você numa fila imensa por falta de funcionário, máquina de cartão com problema, ou então, por não aceitar as diversas possibilidades de pagamento - o risco de o consumidor não voltar mais à sua loja é grande.
Mas há alternativas para evitar essa dor de cabeça. No estabelecimento comercial, é preciso entender se a sua maquininha de cartão possibilita transações com os principais bancos e se está adequada e adaptada para receber pagamentos com Pix e QR Code, além do NFC (pagamento por aproximação).
Se puder, aposte também em sistemas de integração para que as suas vendas sejam incorporadas automaticamente ao sistema de automação do seu negócio. Com isso, você atenderá seus clientes mais rapidamente, evitará filas e terá uma gestão mais eficiente. Ao final, fará a conciliação das vendas de forma segura e automática.
Também vale entender se a sua loja pode contar com self-checkout como uma complementaridade na hora do pagamento. Já podemos observar, por exemplo, essa modalidade em redes de franquias de restaurante em estradas, onde você coloca o código da comanda com os itens consumidos e efetua a compra sem assistência. O atendimento sem contato é uma tendência iniciada em mercados de condomínio que avança em todos os setores do varejo, como alimentação e vestuário.
Portanto, aproveite que ainda faltam alguns meses para a temporada de final de ano e aposte em soluções de aceitação de múltiplas plataformas de pagamento, visando atender o cliente cada vez melhor e evitando filas.