
Foto divulgação
O mercado financeiro do Brasil tem avançado de forma vertiginosa. A transformação digital e o amadurecimento de novas soluções que melhorem tanto a experiência dos consumidores, quanto o dia a dia e a gestão de caixa das empresas, ganhou ritmo ainda mais acelerado como reflexo da pandemia. Em paralelo, mudanças regulatórias importantes ganham forma, para acompanhar essas transformações.
Entre elas, o serviço de antecipação de recebíveis é a bola da vez. Atualmente esse mercado movimenta R$ 1,8 trilhão no Brasil. A partir de junho, o Banco Central do Brasil coloca no ar uma série de regras que afetarão a forma como as empresas antecipam suas vendas. A principal delas é que as empresas, especialmente lojistas e varejistas, poderão antecipar os valores de transações via cartão de crédito recebidas em qualquer maquininha nas instituições de sua preferência e não apenas com a instituição que processou a operação.
Com maior poder de escolha e livre para negociar, o lojista ou varejista, ficará ainda mais no controle e garante o capital de giro do seu negócio com melhores condições comerciais.
Para usufruir das novas regras, as empresas precisam compartilhar sua agenda de recebíveis, já disponível na Bin. Na prática, é uma autorização para consulta da agenda de recebíveis que a empresa tem com todas as instituições do mercado. Dessa forma, o mercado poderá visualizar o seu perfil de demanda e oferecer melhores opções de antecipação.
Como participar?
As empresas deverão autorizar o acesso à sua agenda de recebíveis. Tecnicamente, terão que permitir às credenciadoras, como a BIN, visualizarem os dados de valores a serem recebidos pelas transações de cartão.
Essas informações passarão a integrar o Registro de Recebíveis – sistema que será gerido por registradoras autorizadas pelo Banco Central. Desta forma, o varejista passará a receber ofertas mais competitivas, de acordo com o seu perfil.
Outro ganho é de organização e gestão. Com a BIN, por exemplo, será possível concentrar todas as antecipações, inclusive as realizadas por outras maquininhas de cartão, podendo visualizar todo o saldo em uma única plataforma.
Este é o momento de ingressar no futuro do mercado de antecipação de recebíveis. Não deixe para depois, compartilhe sua agenda com a Bin aqui.