
Estamos iniciando o ano de 2023, que promete ser de crescimento positivo, ainda que limitado, mas para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ele começa com custos elevados para o dinheiro, principalmente para capital de giro e crédito para investimentos. Será um ano em que as empresas vão precisar “proteger o caixa” e ser conservadoras nos projetos de expansão.
Mas ficar parado é a pior solução, é necessário ainda investir na atração dos consumidores com produtos e serviços atrativos, o que inclui promoções especiais que possam impulsionar as vendas e outras estratégias que melhorem a visibilidade da sua marca.
Tudo torna o planejamento financeiro e a gestão do negócio ainda mais relevantes, e o fluxo de caixa será determinante para o controle dos custos de operação.
A criatividade vale para tudo, não apenas para montar vitrines atrativas, e na área financeira uma das opções ainda pouco utilizadas no varejo brasileiro é a antecipação de recebíveis, uma das formas mais simples e baratas de obter recursos para o negócio.
Essa ferramenta está crescendo na preferência das MPEs pela facilidade de utilização, pois se trata de operação automática, a partir dos contratos firmados com as operadoras de maquininhas, e limites e taxas são pactuadas com antecedência, aumentando a previsibilidade.
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis não é um empréstimo. Como o próprio nome diz, é antecipar a entrada no caixa de um valor resultante de uma venda que o estabelecimento comercial já fez. A antecipação de recebíveis é uma das facilidades oferecidas pela Bin a todos os clientes, por meio do Portal do Cliente ou aplicativo Bin Gestão.
Na Bin as antecipações de recebíveis não geram custos adicionais e nem burocracia, ao contrário do que se espera ao buscar outra fonte financeira para dar fôlego ao negócio como, por exemplo, um empréstimo bancário.
E é justamente por não serem caracterizadas como empréstimo, que as antecipações não geram cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) e não precisam de nenhum tipo de garantia - como a trava bancária, mecanismo criado pelo Banco Central utilizado para assumir menor risco nas operações de concessão de crédito para as instituições financeiras que atuam nesse mercado.
Por consequência pelo baixo risco que essas operações oferecem, as taxas cobradas são muito menores do que as taxas referenciadas na Selic e o processo não demanda o vai e volta de documentos para análise e assinatura – aquela papelada que um gerente do banco pede.
Entre as demais facilidades da oferta da antecipação de recebíveis está o fato de que o empreendedor pode definir de quanto em quanto tempo deseja receber, seja semanal, quinzenal, mensalmente ou de acordo com as opções oferecidas pela empresa de meios de pagamento.
Para saber mais sobre como colocar o seu caixa em dia de forma simples e imediata, fale com a Bin!
Siga a Bin no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn para mais dicas e conteúdo.