Há alguns anos, se alguém falasse que fez uma compra e recebeu parte do dinheiro de volta, ninguém acreditaria. Mas é justamente isso o que oferece o Cashback (dinheiro de volta, em tradução livre do inglês). Você faz uma compra e parte do valor volta para você.
Segundo a consultoria ClearSale, as transações com cashback movimentaram, globalmente, US$108 bilhões em 2020. Outra grande vantagem da tecnologia é fidelizar o cliente. Mas afinal, como funciona o cashback?
A “mágica” por traz do negócio
A lógica do cashback, na realidade, é bem simples. As empresas que trabalham com o recurso, oferecendo-o aos varejistas, fazem um cadastro dos usuários e apontam os sites parceiros onde é possível comprar e receber parte do dinheiro de volta. A empresa de cashback ganha uma comissão por recomendar que o cliente compre em determinado site e divide parte deste recurso com o cliente que efetivou a compra. Simples, não?
O que a empresa de cashback ganha com isso?
Normalmente, os programas de cashback são cumulativos e o usuário final – o consumidor – só recebe o saldo em conta ao atingir um determinado valor. Até chegar neste ponto o valor da comissão paga pelo vendedor fica integralmente com a empresa responsável pelo programa de cashback, que pode aplicá-lo e fazê-lo render de diversas formas.
O que o meu negócio pode ganhar com o cashback?
Pagar uma comissão para atrair compradores é como pagar por um anúncio. Você está buscando, de alguma forma, aumentar sua base de clientes. A grande diferença deste meio é o potencial de fidelização.
Enquanto anúncios podem deixar seus produtos e soluções mais expostos, atraindo consumidores, o cashback é uma estratégia de fidelização. Afinal, o cliente está recebendo um benefício direto ao comprar em sua loja. É como se toda compra oferecesse um desconto. Parece interessante, não?
A estratégia é particularmente efetiva para produtos de alto valor agregado e competitividade. Por exemplo, para a venda de aparelhos eletroeletrônicos ou smartphones. Já que os preços praticados pelas diversas empresas que disponibilizam o produto para o consumidor são semelhantes, a vantagem de obter parte do dinheiro de volta pode ser o fator determinante.
Claro, o recurso só será interessante se você garantir uma experiencia de compra fluída, sem fricção, do começo ao fim. Mas para garantir esta eficiência você já sabe, certo? Fale com um de nossos consultores.