
O mercado de crédito está se preparando para um avanço importante no setor de antecipação de recebíveis. O Banco Central (BC) aprovou a convenção sobre registradoras de recebíveis de arranjos de pagamento. Na prática, isso significa que as empresas, especialmente os lojistas e os varejistas, poderão antecipar os valores das transações de cartão de crédito recebidas em qualquer maquininha nas instituições de sua preferência.
Por exemplo: um lojista trabalha com a maquininha da marca X, processa uma venda parcelada, em dez vezes, no valor total de R$ 1 mil. Caso opte por antecipar esse valor, com a nova regra, pode compartilhar sua agenda e analisar qual instituição oferece as melhores condições, comparando opções de taxa e tempo para a disponibilização do crédito em sua conta.
Assim, o lojista que trabalha com a maquinha X, pode analisar as instituições Y, Z e W – não vinculadas à maquininha onde passou a compra –, e antecipar seus recebíveis com a condição que achar melhor.
A transformação contribui, de fato, para o aumento da segurança dos recebíveis, o aumento e melhoria nas ofertas e mais transparência nas operações. Em um mercado cada vez mais competitivo, terá vantagem quem oferecer as taxas mais atrativas e menor burocracia para antecipar os recebíveis.
Para saber mais, relembre o que é e como funciona a antecipação de recebíveis
Embora, de fato, as empresas só possam antecipar as vendas de suas maquininhas a partir de 7 de junho, já é possível compartilhar sua agenda com a Bin desde já por meio deste link. Compartilhar hoje com a Bin significa antecipar o processo, buscando as melhores condições do mercado para quando a prática estiver disponível.
Como funciona?
Para compartilhar sua agenda de recebíveis com a Bin e receber as vendas feitas em qualquer maquininha, confira como fazer a antecipação de todas as máquinas.
O processo é supervisionado e auditado pelo Banco Central, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ao autorizar o compartilhamento de sua agenda, uma empresa registradora credenciada junto ao BC vai capturar as informações da agenda junto com outras instituições e enviará diretamente para a Bin. A Bin faz a análise e prepara uma oferta especial para o seu negócio.