Temos no Brasil o cenário perfeito para que pequenas empresas invistam em novos canais de vendas, como as redes sociais: a massificação do uso de celulares, um banco central comprometido com a digitalização e diversas formas e meios de pagamento disponíveis.
Segundo a pesquisa "Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023", 45% dos brasileiros afirmam fazer compras pelo WhatsApp, Instagram ou Facebook, 11% compram e vendem pelas redes sociais e 9% vendem. De fato essa é uma tendência, mas o que fazer para não ficar de fora dessa? Acompanhe algumas dicas:
- Alimente as redes sociais
Para ganhar a confiança do consumidor, alimente postagens sobre temas relacionados ao seu produto, abuse de imagens de qualidade e sempre responda os posts dos consumidores.
Pense sempre em qual é o seu público, o que ele gastaria de saber e do que ele precisa e defina um perfil - e voz - únicos para falar com ele. Investir em marketing é uma opção para pulverizar os produtos nas redes e tornar a sua marca confiável.
O aplicativo, presente em 99,2% dos smartphones nacionais, segundo pesquisa da Opinion Box, é um grande aliado para quem precisa vender online.
Além disso, 88% de seus usuários abrem o WhatsApp todo dia e isso permite que muitos negócios iniciantes possam alcançar clientes e negociar vendas, sem o custo de criar um ecommerce ou manter uma equipe de atendimento.
A ferramenta conta com a modalidade WhatsApp Pay, para pagamento e WhatsApp Business, que permite ao varejista fornecer respostas rápidas a todos os seus usuários. Portanto, oferecer um canal de comunicação efetivo é uma forma de se aproximar do cliente e melhorar a sua experiência.
- Ofereça link de pagamento
Essa modalidade foi criada para que o estabelecimento comercial gere o pedido de pagamento e envie para que seu cliente preencha os dados do cartão, por exemplo, oferecendo segurança ao consumidor por conter as informações da loja e do produto a ser comprado.
Além disso, o vendedor não precisa se comprometer com os dados dos compradores como foto de cartão de crédito e dados pessoais, basta escolher um meio de pagamento, como Pix, cartão de débito ou crédito ou o que achar mais conveniente.
Segundo a Carat Insight, o link de pagamento (28%) ainda empata com o cartão de débito (28%) em relação à forma preferida de compra ou de venda. O Pix (67%) é o preferido para quem compra ou recebe pelas redes, seguido por cartão de crédito (51%), transferências bancárias (36%) e boletos (32%).
O link pode ser enviado ao consumidor por e-mail ou pelas redes sociais e WhatsApp. Em caso de parcelamento das compras pelo cliente, o varejista pode antecipar e receber o valor integral de uma só vez.
- Defina opções de entrega e de retirada
Também é preciso definir como vai ser a entrega, sempre com opções ao consumidor. Ele pode pedir a entrega pelos Correios, por exemplo.
Se for na mesma região, por motoboy ou ainda, deixar a opção de retirada na loja. O importante é oferecer caminhos e adaptar os estoques de acordo com a demanda.
Aliás, existem empresas de logística que oferecem rastreamento e opções de entregas personalizadas, dependendo da quantidade de mercadorias e da região do Brasil, permitindo ao varejista maior segurança e controle de suas entregas.
- Faça ações promocionais
O live commerce, por exemplo, “comércio ao vivo”, proporcionado pelo streaming de lives, é uma importante ação de interação e de fidelização da marca.
Há diversos benefícios nesse formato de venda online, como o de apresentar os produtos de forma detalhada em um ambiente de entretenimento, e proporcionar ao cliente a chance de tirar dúvidas quase que em tempo real; algo que melhora significativamente a experiência de compra.
Mas, exige planejamento, desde escolher os produtos ideais, estruturação de roteiro bem assertivo sobre os itens que serão oferecidos e explicar os benefícios de cada um deles até formas de entrega, prazos, garantias, descontos, ofertas relâmpago, benefícios e formas de pagamento.
Essas são pequenas dicas para que você comece a pensar em usar a tecnologia a seu favor. A Bin oferece opções seguras para pagamentos online, com integração transparente e conciliação financeira. Conheça as soluções da Bin.
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