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A Black Friday é um dos momentos mais importantes do varejo no segundo semestre. Esse é o esquenta para as compras de Natal, com descontos que muitos consumidores aguardam ansiosamente. Também é um momento de grande expectativa para superar as metas em todo o país. As vendas online na Black Friday podem trazer benefícios no fluxo de caixa e também no awareness da marca por um período maior do que as vendas nessa data.
A Black Friday acontece hoje, última sexta-feira do mês. Historicamente, a cultura do evento está relacionada ao feriado americano, o Dia de Ação de Graças, que é celebrado nos Estados Unidos um dia antes da Black Friday. De desfiles nas ruas, às promoções nas lojas, a data marca a chegada do Natal e com isso, as compras de fim de ano.
No Brasil, o termo começou a se popularizar nos anos 2000. Inicialmente foi uma ação voltada para muitas compras online, mas hoje todas as lojas participam, seja fisicamente ou virtualmente. Entretanto, com a crise da pandemia da Covid-19, muitos estabelecimentos digitalizaram suas vendas com objetivo de ampliar a rede de clientes, já que as compras presenciais foram suspensas em tempos de quarentena.
Hoje, as vendas online na Black Friday trazem expectativas para lojistas que conseguem, aumentando as vendas e sua carteira de clientes. Por isso, separamos quatro motivos para você organizar suas vendas digitais, aproveitando a data até o final do ano.
1) Amplie o alcance
Pesquisas apontam que, a pandemia impulsionou a venda por e-commerce. A modalidade cresceu 81% em 9,4 bilhões. Ou seja, o crescimento expandiu as possibilidades de alcançar mais público, que estão atentos às lojas online.
Algumas modalidades que obtiveram crescimento, em relação ao mesmo período do ano passado:
Alimentos e Bebidas – aumento de 294,8%
Instrumentos Musicais – aumento 252,4%
Brinquedos – aumento de 241,6%
Eletrônicos – aumento 169,5%
Cama, Mesa e Banho – aumento 165,9%
De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o consumidor é influenciado de diversas maneiras para efetivar a sua compra online. “As redes sociais e os blogs especializados têm participação expressiva, mostrando que os consumidores virtuais estão atentos à opinião de outras pessoas, tanto especialistas quanto demais consumidores virtuais que possam compartilhar.”
Por isso, a relevância de manter o seu negócio digital simboliza um forte passo para alcançar mais clientes e aumentar as vendas.
2) Antecipação de recebíveis
Um dos benefícios de digitalizar a gestão de suas vendas online na Black Friday e outras datas é poder contar com uma ajudinha que pode facilitar investimentos. A antecipação de valores não precisa ser um bicho de sete cabeça para lojistas. É preciso dar mais um simples passo rumo ao mundo virtual para que este benefício chegue até sua marca de forma rápida.
Ao usar o aplicativo Bin Gestão, é possível fazer a antecipação de recebíveis de forma prática. Seja a antecipação automática ou a antecipação eventual, o aplicativo informa em tempo real as taxas envolvidas, a periodicidade e os valores que estão disponíveis para a antecipação.
Mas como funciona cada modalidade?
Antecipação eventual
Acione sempre que precisar. Nesta modalidade, você poderá solicitar a antecipação dos valores das vendas realizadas por cartão de crédito quando tiver uma prioridade, ou emergência.
Antecipação automática
Nessa modalidade, você cadastra sua empresa e automaticamente os recebíveis com cartão de crédito serão antecipados e creditados na conta no dia seguinte. Você pode acionar a frequência com que deseja receber esta antecipação, se diariamente, semanalmente ou mensalmente. É uma maneira simples de gerenciar suas vendas e seu fluxo de caixa.
3) Conheça seu cliente
Nas vendas online na Black Friday, é possível segmentar o seu público de forma a fazer mais vendas personalizadas. E como isso ajuda o seu negócio?
A cada venda online, você pode começar a entender as tendências que seu público mais se identifica. Faixa etária, comportamento, redes sociais que mais usa, quais itens da sua loja o público mais procura, etc.
Algumas dicas importantes para vender produtos que combinem com seu cliente:
- Colete e-mails e envie as promoções da Black Friday para seus clientes
- Mande promoções em grupos de Transmissão no WhatsApp
- Após uma compra faça o acompanhamento e pergunte o feedback do cliente
- Envie uma pesquisa periodicamente perguntando: como o cliente conheceu a sua marca, quais produtos mais interessam a ele, idade, sexo, região onde mora.
Desta forma, você poderá enviar promoções exclusivas em datas comemorativas, avisar sobre lançamentos e novidades. Sua marca comunicará para o público certo a cada produto que sua loja ofertar.
4) Sistemas seguros
Uma das formas de pagamento que pode ser usada, sem ser necessário ter um site de vendas, é o pagamento por link. Seu cliente escolhe o produto por e-mail, rede social ou aplicativo de mensagens e você envia o Link de Pagamento diretamente para o consumidor. Desta forma sua venda on-line na Black Friday pode ser efetuada de forma tranquila e rápida.
Toda a infraestrutura tem alta disponibilidade e capacidade para efetuar vendas com segurança. As transações realizadas na Bin são feitas em plataforma certificada e aderente ao PCI DSS, um padrão reforçado e renomado para transações com cartão.
Quer vender mais no online com a Bin? Fale com a gente aqui.