
Se você já pensou em vender online, é provável que tenha ouvido falar nos marketplaces. Impulsionado pela pandemia, o segmento representou 78% do faturamento do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer) em 2020, segundo o Ebit|Nielsen.
Saiba tudo sobre esse modelo de vendas que vem inovando o comércio online e quais as vantagens para o seu negócio.
O que é o marketplace?
Pode-se pensar no marketplace como um grande shopping virtual. É uma plataforma online que conecta consumidores a diferentes lojistas e marcas.
Para o comerciante, esse modelo de vendas impulsiona o alcance do público e a visibilidade da marca. Já para o consumidor, a ampla variedade de opções em um único lugar proporciona uma experiência de compra mais conveniente e fluida.
No Brasil, Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza são alguns exemplos famosos de marketplaces.
Como funciona o marketplace?
No funcionamento de um marketplace, três partes são fundamentais: os lojistas, os consumidores e os administradores da plataforma. Se um lojista quer oferecer seus produtos nesse espaço, é preciso realizar um cadastro, enviar documentação referente ao negócio e, na maioria das vezes, pagar uma mensalidade fixa ou uma comissão sobre as vendas aos donos do marketplace.
Para os clientes, o acesso ao marketplace costuma ser 100% gratuito. Consumidores podem navegar pela plataforma e comprar, de forma simples e rápida, produtos de diferentes marcas, lojas e segmentos, realizando um só pedido e pagamento.
Pagamento em marketplace
A tecnologia utilizada em marketplaces, que permite que o cliente realize um só pagamento comprando de diferentes lojas, chama-se Split de pagamento.
O Split de pagamento é a solução que faz a divisão automática dos valores a serem recebidos por cada comerciante envolvido na transação, incluindo a parte destinada à plataforma, no momento do pagamento da compra. O consumidor recebe uma cobrança única e o marketplace repassa o valor dos produtos adquiridos na compra para cada vendedor.
A Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, conta com um amplo portfólio de soluções de pagamento para vendas online, incluindo a funcionalidade Split de pagamento.
E-commerce x marketplace
Apesar de ambos serem modelos de vendas online, o e-commerce e o marketplace não são a mesma coisa.
Enquanto o marketplace é uma plataforma única que conecta consumidores a diferentes lojistas e marcas, o e-commerce é uma loja virtual própria da marca (ou seja, o e-commerce é de propriedade de um único negócio e oferta exclusivamente seus produtos).
3 vantagens de vender no marketplace
Agora que você já sabe o que é o marketplace e como funciona esse modelo de vendas online, confira os benefícios de vender por essa plataforma:
1. Mais oportunidades de vendas
Ofertando seus produtos em uma plataforma já consolidada e conhecida pelo público, sua marca estará exposta a centenas de visitante diariamente. Dessa forma, você ganha visibilidade para o seu negócio e aumenta o potencial de vendas.
2. Baixo investimento inicial
Vender pelo marketplace não demanda investimentos expressivos. Pagando uma mensalidade fixa ou uma comissão pré-determinada, você usufrui de toda autoridade, tecnologia e infraestrutura disponibilizada pela plataforma.
3. Público diversificado
Segundo a pesquisa UPS Pulse of the Online Shopper da UPS, 95% dos brasileiros que compram online utilizam marketplaces. Estar presente em uma plataforma já consolidada ajuda o seu negócio a atrair consumidores que não conheceriam seus produtos de outra forma. Assim, você diversifica o seu público e amplia as oportunidades de vendas.
A concorrência acirrada com diversos players do mercado que disputam consumidores na mesma plataforma e a falta de reconhecimento da sua marca são desafios para quem vende apenas pelo marketplace.
Agora que você conhece melhor sobre o funcionamento do marketplace, é possível avaliar se vale apostar nesse modelo de vendas online que cresce ano após ano.