Com o distanciamento social imposto desde março de 2020, o comércio digital despontou para consumidores como a solução ideal, uma vez que evita contatos pessoais e dispensa o uso de cartão presente, cheques e cédulas, reduzindo o risco de contaminação pelo vírus da Covid-19. Tanto que o segmento cresceu 41% sobre 2019, conforme aferição da Ebit|Nielsen.
Para os empreendedores, comerciantes e prestadores de serviço, o comércio digital se consolidou como uma resposta às adversidades e um promissor filão de negócios, que neste ano deve avançar mais: uma previsão de aumento de 32%, conforme relatório da XP Investimentos. Isso porque, na comparação com economias mais maduras, a penetração do comércio eletrônico no Brasil é modesta, de 9%, contra 11% nos Estados Unidos, 22% na Coreia do Sul e Reino Unidos e 35% na China. E, a depender do setor, a penetração do comércio eletrônico por aqui é ainda mais baixa. Nos segmentos farmacêutico e de alimentos, por exemplo, está abaixo do de 2%. No nicho de pets, está no patamar de 2,6%, já considerado o avanço durante a pandemia.
Mas, para que as vendas on-line sejam viáveis e seguras, constituindo um negócio com potencial de crescimento, é fundamental contar com um método de pagamento veloz, confiável e fácil, como o link de pagamento Bin, uma tecnologia 100% digital e funcional da Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia financeira. A solução inclui uma plataforma de gestão digital, pelo Bin Gestão e pelo Portal do cliente, que assegura eficiência e controle aos negócios.
Comodidade e segurança nos negócios
Ao contratar o link de pagamento Bin, o empreendedor não precisa criar ou ter que manter um site, loja virtual ou presença em marketplaces (“mercados virtuais”, que oferecem produtos de diferentes marcas), driblando assim despesas e intermediários no dia a dia dos negócios. Por isso, o link de pagamento Bin é essencial para quem vende por redes sociais (como Instagram e Facebook), apps de mensagens (WhatsApp) ou e-mail. Com uma tecnologia confiável, o vendedor pode focar as atenções na satisfação do cliente e no crescimento da empresa.
O funcionamento da modalidade é muito simples: quando o cliente escolhe o produto ou serviço e fecha a compra, o vendedor gera um link e o Bin valida o pagamento.
O link de pagamento Bin, ainda, utiliza numa plataforma robusta, certificada e segura, com alta disponibilidade. Assim, o usuário nunca perde oportunidades de venda por demora ou queda do sistema.
Jornada do consumidor com final feliz
Tudo começa com a divulgação dos produtos e serviços. Transparência nas informações, criatividade na apresentação e até uma dose de humor ajudam a fisgar os consumidores. Quando o cliente enfim escolhe o produto, o vendedor logo recebe o pedido. Aí é só entrar no Portal de Link de Pagamentos, preencher os dados do pagamento e, com apenas um clique, gerar o link de pagamento.
O link de pagamento pode ser enviado por e-mail, WhatsApp, Facebook ou Instagram. A dica dos consultores é para que o empresário se concentre em um desses canais para facilitar a vida. O cliente acessa o link de pagamento e preenche os campos com os dados do cartão de crédito. Uma vez que a compra é aprovada, bastar enviar o produto e acompanhar as vendas, inclusive remotamente, pelo Portal do Cliente.
Confira aqui um vídeo tutorial sobre a funcionalidade.