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Esteja preparado para oferecer os meios de pagamento que estão chegando

19.05.2023

Esteja preparado para oferecer os meios de pagamento que estão chegando

Nos próximos meses, com iniciativas em curso pelo Banco Central do Brasil, de um lado, e pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), do outro, o brasileiro ganhará uma série de novos meios de pagamento. A lista inclui a versão tokenizada da nossa moeda, o Real Digital; além de débito sem senha, débito parcelado, Pix Automático e o BR Code, que visa padronizar o formato do QR Code a ser adotado por todas as indústrias de transações financeiras. 

Essas novidades trarão com elas a promessa de mais conveniência e rapidez e reduzem ainda mais a necessidade de fricção, ou seja, do contato físico do cartão. Esse ponto vem de encontro à um desejo do próprio consumidor: segundo a pesquisa Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023, realizada pela Fiserv, no último ano 42% dos entrevistados incorporaram meios de pagamento eletrônicos em busca de uma jornada de compra que integre o presencial e o online, sem necessidade de usar o cartão e com diversidade de experiências.

Vivemos em um dos países mais avançados do mundo em tecnologia bancária. Esse fato transforma a vida das pessoas e dos negócios de maneira extremamente positiva – já comentamos aqui no blog muitas vezes sobre a importância, hoje, de oferecer diversidade de pagamentos para o aumento da competitividade e melhor aproveitamento das compras por impulso. 

A grande adesão ao Pix está impulsionando mudanças no crédito e o débito e até mesmo nos bancos: no início de maio, a Febraban anunciou que os bancos deixarão de oferecer operações via DOC para Pessoas Físicas e Jurídicas até fevereiro do próximo ano. A própria Federação explicou que esse tipo de transação representou apenas 3,7% do total de mais de 63 bilhões de transações financeiras realizadas em 2022. O DOC ficou atrás dos cheques (202 milhões), TED (1 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix (24 bilhões).

No caso dos cartões, a Abecs estuda implementar uma série de novidades na modalidade débito. Uma das apostas é a liquidação imediata de transações, ao invés de demorar ao menos 24 horas para refletir na conta bancária do varejista. Isso pode ajudar a reduzir as taxas de inadimplência do setor e a manter um capital de giro saudável - junto às ferramentas já disponíveis hoje no Brasil, incluindo a antecipação de recebíveis e o próprio Pix. Quanto mais soluções o varejo tiver para garantir salários, pagamento de fornecedores e impostos – e, se possível, para investir no crescimento do negócio -, melhor para todos.

Outras inovações às quais devemos estar atentos nos próximos meses devem ser a possibilidade de parcelamento com o cartão de débito, o débito sem senha (para pagamentos recorrentes como serviços de streaming e aplicativos de transporte, por exemplo), e a compra por um clique no e-commerce.

Mais do que estar atento, é preciso estar pronto para essas novidades. Nossos franqueados poderão oferecer um maior leque de meios de pagamento para seus clientes, ajudando-os a vender mais, enquanto os varejistas terão mais ferramentas para não perder uma venda. A Bin pode ajudar os negócios em ambas as pontas com soluções de pagamentos e de gestão de vendas e fluxo de caixa facilmente escaláveis para novas habilitações, totalmente testadas, certificadas e seguras, seja no débito, no crédito, no Pix ou por link de pagamento.

Sem dúvida, todo o setor de meios de pagamentos e o de varejo sairão ganhando. No final dessa linha, está sempre a experiência do consumidor final – quanto mais poder de escolha, mais o consumidor se sentirá empoderado para realizar seus sonhos e desejos.

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