Comprar a casa própria é o principal sonho de consumo do brasileiro para o próximo ano, indica pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’, realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv. De acordo com o estudo, 1 a cada 4 respondentes (24%) sonha em conquistar as chaves do próprio lar. Em segundo lugar, os entrevistados desejam realizar viagens (19%) e, em terceiro, comprar um carro (18%).
Entender os hábitos e os anseios da população é essencial para apoiar o varejo. Em anos anteriores, pesquisas semelhantes trouxeram educação e planos de saúde junto com a casa própria no Top 3 sonhos de consumo. Este ano, como há uma demanda maior por sair de casa, conhecer novos lugares e passear, mesmo neste momento em que há uma nova onda de incerteza no que se refere às questões sanitárias, os desejos são outros.
A pesquisa também mostra que o sonho de consumo, especialmente a compra de pacotes de viagem e automóveis, não estão tão distantes da realidade para boa parte dos brasileiros. 93% dos brasileiros afirmam que é provável ou muito provável fazerem uma viagem nacional; 81% declaram que é provável ou muito provável realizarem uma viagem internacional; e 86% apontam como provável ou muito provável adquirir um carro.
Mesmo a aquisição de um imóvel, que envolve valores mais altos, é indicada como provável ou muito provável por 79% das pessoas que têm este sonho.
Brasileiros estão otimistas para 2022
De acordo com o ‘Carat Insights’, 65% dos brasileiros estão otimistas com o rumo que suas vidas devem seguir em 2022. Além disso, mais da metade (52%) estão otimistas com sua situação financeira para o próximo ano. O dado é ainda mais relevante pelo fato de quase 7 a cada 10 brasileiros (69%) afirmarem que estão organizados financeiramente, conhecem bem cada um dos seus gastos e quanto eles representam do orçamento.
A pesquisa também aponta que 1 a cada 4 respondentes conseguiram economizar dinheiro em 2021 e pretendem gastar mais no próximo ano. Esta é uma tendência positiva para o varejo e para a economia nacional, mas também representa um desafio em como a experiência de compra chegará até o consumidor.
Integração de canais é tendência
A tendência é que haja uma maior interatividade e fluxo de compras entre diversas plataformas. Isso porque 70% dos brasileiros já tiveram experiências de compra omnichannel e 50% o fazem cotidianamente. A pesquisa aponta ainda que 66% dos entrevistados já compraram um produto online para retirar em uma loja física e 70% já compraram em uma loja física um produto para receber em casa.
Além disso, quase 9 a cada 10 respondentes (88%) acreditam que as lojas físicas e online devem estar cada vez mais integradas. Essa é uma boa oportunidade para os empreendedores que estão começando e têm as redes sociais como o principal elo com os clientes.
Com relação às percepções sobre os canais, os consumidores ainda apontam algumas distinções entre compras online e presenciais. Segurança e condições de pagamento não são questões para nenhum dos meios, mas as lojas físicas são vistas com vantagem quando os brasileiros olham para a facilidade de troca ou devolução de um produto. Já o comércio online sai na frente quando o assunto é preço, variedade ou disponibilidade de informação.
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