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Como garantir uma transação de sucesso com Pix pela Bin

08.11.2022

Como garantir uma transação de sucesso com Pix pela Bin

Você sabia que a Bin integra com o Pix?

O Pix se tornou o queridinho dos brasileiros na hora de fazer um pagamento. Segundo levantamento realizado pelo Banco Central, os pagamentos via Pix registram em média 73 milhões de transações por dia, confirmando que é um meio de pagamento que veio para ficar.

A modalidade já está disponível nas maquininhas da Bin e pode ser habilitada no App Bin Gestão. É possível receber um Pix diretamente na sua maquineta de cartão de forma rápida, simples e segura. 

Assim como qualquer outro meio de pagamento, é importante acompanhar a efetivação da transação e estar atento para garantir que a operação está completa.  Nas funções de débito e crédito, o Pix (mesmo que seja transacionado em segundos) pode ter uma situação em que há um desfazimento de sua operação. Para não perder vendas, confira as dicas abaixo:

Desfazimento do Pix – acompanhe se a sua operação foi efetivada com sucesso

Solicitar um desfazimento no débito ou crédito é simples de entender, mas esse recurso também pode ocorrer no Pix, quando há uma falha de comunicação no momento da transação, que pode acontecer, por exemplo, por timeout (falha no tempo da resposta da bandeira ou do banco emissor do cartão) ou indisponibilidade (sinal fraco da maquininha), gerando um desfazimento automático.  

Mesmo que estas falhas estejam fora do alcance do prestador de serviços financeiros (ou seja, da Bin), por medida de segurança ocorre também o desfazimento da operação de Pix. A nossa dica, aqui, é para que o estabelecimento comercial esteja atento à efetivação da transação para evitar “entregar” uma mercadoria ou prestar um serviço ao cliente e perder sua receita.

Dessa forma, o mais importante é entender quando e como isso acontece e, sobretudo, poder informar o consumidor corretamente e com segurança sobre a situação, evitando desentendimentos e eventuais fraudes:

  1. Imprima o comprovante - Ao receber o pagamento via Pix imprima sempre o comprovante da operação de venda. Não aceite o comprovante do cliente como única forma de confirmar uma operação de pagamento, ou seja, mesmo que o banco traga algum comprovante pelo lado do consumidor, consulte também o seu histórico. Esse recibo é essencial para a comprovação da transação e pode ser solicitado, se necessário, em contestação futura.
  2. Aguarde até dois minutos - O tempo máximo para o reconhecimento de uma transação Pix no sistema é de até dois minutos. Após essa espera, acesse informações das últimas compras e peça a impressão da segunda via. 
  3. Não entregue a mercadoria - Se a última compra não aparecer no sistema, não entregue a mercadoria ou disponibilize o serviço. Explique ao cliente que, por motivos administrativos e de conciliação, você precisa dessa confirmação. 
  4. Oriente o consumidor – A falta de informação por parte do estabelecimento comercial pode gerar transtornos ao consumidor. Por isso, tenha jogo de cintura e seja claro na comunicação, orientando-o com segurança se/quando essa situação ocorrer.
  5. Troque a sua senha administrativa - Você pode tornar sua maquineta de cartões muito mais segura, basta alterar a senha administrativa por meio da nossa Central de Atendimento.

Entender sobre o desfazimento do Pix vale a pena para garantir que suas transações e receitas serão transacionadas com sucesso. Vale relembrar que estamos sempre à disposição pelo Portal do Cliente, App Bin Gestao ou pela Central de Relacionamento (11 3004 2017 ou 0800 757 1017) para que você faça os melhores negócios. 

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