
Uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros e milhares de turistas estrangeiros, o Carnaval impulsiona diversos setores da economia, de viagens e hotelaria a vendas de rua, passando por costureiras, varejistas especializados em acessórios, redes de cosméticos e lojas de conveniência.
Com a volta da celebração “fora de casa” com os bloquinhos e as festas em clubes e casas noturnas, além dos tradicionais desfiles, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que este ano receitas de 8,18 bilhões de reais, valor quase 27% maior do que o do Carnaval do ano passado. Com cifras tão expressivas, empreendedores e pequenas e microempresas devem aproveitar o momento para aumentar as vendas.
Mesmo quem não é especializado nos itens de alto giro nessa época, como fantasias, adereços, bebidas e alimentação, podem se beneficiar do Carnaval.
Produtos como bonés, leques, protetor solar, pochetes e porta-celular, presilhas para cabelo e capas de chuva, entre tantos outros, também têm excelente saída. Incluir garrafas de água e sacos de gelo ao seu mix de produtos durante a temporada pode ser o que faltava para atrair novos clientes e apresentar a eles seu negócio, por exemplo.
Seja no PDV, no site, pelo e-mail marketing ou nas redes sociais, uma maneira de garantir mais vendas nesta época é apostar em campanhas que incentivem as compras por impulso que sejam descontraídas.
Você pode até usar as cores e símbolos do Carnaval combinados à sua identidade visual. Seja direto, amigável e transmita informações claras nesta comunicação. Os consumidores estão na “folia”, predispostos a consumir, por necessidade ou vontade.
Nessa linha das compras por impulso, outra estratégia eficiente é oferecer cupons e promoções que ajudem a aumentar o capital de giro – e até a liberar produtos parados ou com menor saída no estoque. Você pode enviar uma lista de cupons para sua base de clientes ou criar um cupom para a primeira compra, estimulando a geração de novos leads.
É possível ir além criando ações de engajamento nas redes sociais, como enquetes, playlists carnavalescas e dicas. Esteja próximo a seu cliente e use a ocasião também como aprendizado, para seguir aplicando o que funcionou no restante do ano.
Duas dicas bastante importantes para ter sucesso nessa empreitada:
- Ofereça diversidade de meios de pagamento aos seus clientes. Carteiras digitais, Pix e QR Code são hoje os meios preferidos dos brasileiros, como mostra a pesquisa “Carat Insights Tendências dos Meios de Pagamento para 2023". Em especial no Carnaval, onde as pessoas saem às ruas levando apenas o essencial (até por questões de segurança), é fundamental que seu consumidor tenha acesso a esses meios de pagamento, seja em maquininhas ou em aplicativos seguros em seu celular.
- Busque parceiros de meios de pagamento que o ajudem a controlar seu negócio. Ter acesso a aplicativos de gestão que garantem acesso ao fluxo de caixa e relatórios de vendas em tempo real, de forma rápida e segura, diretamente no smartphone, é essencial. Assim, é possível avaliar se o investimento feito em produtos alternativos para o Carnaval está valendo a pena, calcular a necessidade de adquirir mais produtos para atender a demanda e até mesmo ajudar na decisão de aumentar o mix disponível.
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