Adquirência é responsável por intermediar os pagamentos realizados com cartões de crédito e de débito, fazendo a comunicação entre a loja e as bandeiras de cartões e os bancos emissores.
As empresas que oferecem esse recurso, as adquirentes, também são conhecidas como credenciadoras. São elas que fornecem as chamadas maquininhas de cartão ou POS (sigla em inglês para Point of Sales, ou ponto de vendas, em português), como é o caso da Bin.
Faz sentido pensarmos em maquininha de cartão quando pensamos em adquirência. Mas ela vai muito além dos terminais. Com a evolução dos meios de pagamento, a chegada do Pix, das carteiras digitais com QR Code e da tecnologia de Tap on Phone, que permite usar um smartphone Android como terminal de pagamento, a definição ganhou um novo significado.
Além de ser um equipamento que processa transações com cartões, as maquinetas atuais são um ponto focal de serviços agregados, incluindo link de pagamento e ferramentas para a gestão do negócio, funcionalidades que podem ser integradas ao terminal e que também vão evoluindo de acordo com a necessidade do varejista.
A evolução dos pagamentos está intimamente ligada à massificação do celular e o avanço na sua conectividade com a internet, que hoje pode atingir o 5G, e dos aplicativos de mensageria. Foram esses os fatores, junto ao recorrente desejo do consumidor por mais praticidade e comodidade, que impulsionaram o desenvolvimento de meios de pagamento além das lojas físicas, desmaterializando a maquininha no ponto de venda. Podemos comprar e pagar por meio de diversos canais, em redes sociais, apps e e-commerce, por exemplo, com Pix, carteiras digitais, link de pagamento e outras formas que ajudam o negócio a ganhar escala. E tudo isso envolve as adquirentes para processar as transações.
Nas lojas físicas, as maquininhas ganharam mais importância com soluções inteligentes para aceitar qualquer tipo de pagamento. E mesmo com o avanço do Pix, os cartões mantêm participação importante no consumo brasileiro. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), no primeiro trimestre de 2023, as transações com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 10,7% em comparação com o mesmo período em 2022.
Os pagamentos por aproximação, por exemplo, têm ganhado cada vez mais destaque. Uma pesquisa mais recente (junho 2023) do Instituto Datafolha a pedido da Abecs, indicou que 54% dos consumidores brasileiros costumam realizar pagamentos por aproximação usando seu cartão, celular, relógio ou outro dispositivo. Obviamente esses serviços abrangem uma população equipada com aparelhos com conectividade por aproximação (NFC - Near Field Communication) disponível. Para outra parte importante da população, a falta do recurso é compensada pela oferta de meios de pagamento via QR Code, que demanda apenas uma câmera e conexão à internet.
Braço de adquirência da Fiserv, a Bin está conectada à plataforma global e aceita pagamento com até 250 bandeiras nacionais, internacionais, regionais e vouchers. Além disso, aceita débito, crédito, carteiras digitais, Pix, aproximação, QR Code e oferece link de pagamento para quem deseja vender por e-mail, rede social ou aplicativo de mensagens de forma simples e segura.
E mais: na Bin, a tokenização de cartões oferece guarda segura dos dados do cartão e ajuda na conversão de clientes para o varejista que quer apostar no e-commerce com compra por um click, retentativa e recorrência. Isso porque ao comprar na loja física, os dados do consumidor são armazenados para o ambiente online, facilitando a compra com segurança e sem a necessidade de repetição de dados.
Também oferecemos o app Bin Gestão como suporte, com inúmeras soluções agregadas para você ter mais flexibilidade e autonomia nas vendas seja no físico ou no online.
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