
A antecipação de recebíveis veio para facilitar a vida de empreendedores, prestadores de serviços e dos varejistas. Você já pensou quais são as melhores formas de aproveitá-la?
A antecipação de recebíveis é a operação de antecipar um dinheiro que só seria depositado dali um tempo, como o de compras parceladas, cheques pré-datados, cartão de crédito e contratos – mesmo que o comprador não tenha pagado ainda a fatura do cartão, por exemplo. É um benefício e tanto para negócios, em especial os de menor porte, poder contar com um caixa extra no momento em que mais precisa, evitando endividamentos ou a contratação de empréstimos em bancos a altas taxas e muita burocracia.
Clientes Bin podem antecipar as vendas feitas em qualquer maquininha e ainda escolher os parceiros de negócio de acordo com as suas necessidades, compartilhando a agenda de recebíveis, um processo seguro que é supervisionado pelo Banco Central e auditado.
Existem várias formas de usar a antecipação a seu favor. Separamos algumas ideias que mostram como ela pode ser realmente uma ferramenta valiosa para o seu negócio. A principal dica é: adote ferramentas de gestão do negócio, muitas vezes disponíveis na própria maquininha, para não errar nas contas do fluxo de caixa e acabar gastando mais dinheiro do que poderia ou deveria!
- Quitar empréstimos, dívidas e pagamentos atrasados – Essa é uma das utilidades mais óbvias para a antecipação, e talvez a que os empreendedores mais precisam. Resolver a situação com terceiros, sejam fornecedores, bancos ou funcionários, sempre é o melhor e mais sábio uso do dinheiro.
- Aumentar o estoque ou adicionar novos itens – Outro dos destinos mais usados para a antecipação. É possível encomendar produtos que estejam quase acabando, evitando sua falta – ainda mais se forem de alto giro, logo, fundamentais para seu negócio – ou adicionar categorias ao seu portfólio tradicional. Épocas sazonais como Natal, Páscoa e Dia das Mães são ótimas para testar se os seus clientes gostariam de adquirir outros tipos de produtos em sua loja.
- Pagamento de impostos e de contas como internet e aluguel – Algumas épocas do ano costumam ser mais difíceis para os donos do próprio negócio. Aproveite a antecipação para adiantar o pagamento de tributos ou contas recorrentes. Pagando à vista e antecipadamente, é possível até negociar descontos!
- Para ter como resolver imprevistos como o conserto de equipamentos, trocar pisos, janelas e portas com problemas, fazer a manutenção das dependências dos funcionários ou do estoque, cobrir a falta repentina de determinado produto, chamar o eletricista ou até mesmo contratar um temporário para cobrir a licença ou as férias de outro funcionário.
- Para poder investir em melhorias para o negócio, como modernização do ambiente, compra de novos equipamentos, adequação e adaptação de instalações para torná-las mais acessíveis são apenas algumas das ideias.
- Para investir – Outra boa opção é pegar esse dinheiro, caso não vá precisar dele de imediato, para aplicar em um investimento de baixo risco. Pense nisso como uma espécie de poupança que vai permitir tanto juntar o valor que você precisa para os tributos anuais quanto para investir em novos serviços, como entrega, omnicanalidade, atendimento personalizado e muitos outros.
Se quiser saber mais sobre o assunto, temos aqui no blog um artigo que explica tudo sobre o assunto.
Quer testar antecipação recebíveis para usá-la em seu negócio? A Bin te ajuda com isso, vem com a gente!
Siga a Bin no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn para mais dicas e conteúdo.