
Os meses de junho e julho são grandes oportunidades de vendas no varejo. Começando pelas comemorações e festividades em junho como o Dia dos Namorados - que, por sinal, tem projeção de movimentar 23,17 bilhões de reais no varejo, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e fechando com as festas junina e que promete aquecer o varejo. Segundo a MTur, essa festa típica brasileira enraizada na região Nordeste movimentou mais de 3,4 bilhões de reais no ano passado, especialmente o setor de alimentos - com as comidas típicas, vestuário e turismo.
A tendência é que as vendas sigam aquecidas em julho com as férias escolares, grande potencial de venda para os pequenos negócios e ambulantes.
Mas como decolar as vendas com essas oportunidades?
1. Diversifique meios de pagamento
Independente do segmento e do canal de venda, ofereça a diversidade de meios de pagamento aos seus clientes. Cartões de crédito e débito, carteiras digitais, Pix e QR Code são hoje os meios preferidos dos brasileiros, como mostra a pesquisa “Carat Insights Tendências dos Meios de Pagamento para 2023". Além disso, cartões de crédito e débito são poderosos meios de oferecer parcelamentos facilitando as compras de maior valor.
O importante é você ter todas essas opções prontas para que o cliente se sinta à vontade para escolher a melhor forma de pagar. O link de pagamento também é interessante para quem costuma apostar em vendas pelas redes sociais porque melhora a jornada de compra e cria um processo muito mais ágil e satisfatório. Ou seja, basta clicar no link recebido para efetuar a compra, sem a necessidade de mais etapas.
Além disso, o varejista decide qual é a melhor forma de receber seu dinheiro, seja por boleto, cartão de débito ou crédito e outros, com a possibilidade ainda de oferecer o parcelamento para o comprador. O link também isenta o varejista da preocupação em se comprometer com os dados dos compradores, como foto de cartão de crédito e dados pessoais, basta escolher um bom meio de pagamento que ofereça uma boa política de proteção e garantir a segurança e confiança do cliente.
2. Procure parceiros de gestão
Busque meios de pagamento e parceiros que o ajudem a controlar seu negócio de forma simplificada e acessível. Na Bin, por exemplo, por meio do aplicativo Bin Gestão você pode solicitar a antecipação de recebíveis de forma detalhada e integrada e ter acesso ao fluxo de caixa e relatórios de vendas em tempo real, de forma rápida e segura.
3. Aposte em promoções
Não menos importante, busque formas de atrair vendas independente do canal PDV, no site, pelo e-mail marketing ou nas redes sociais. Uma opção é oferecer cupons e promoções que ajudem a aumentar vendas e fidelizar clientes.
Saiba como a Bin pode te ajudar nesta temporada!
Siga a Bin no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn para mais dicas e conteúdo.