
O e-commerce vive um dos seus momentos de glória. Com uma forte aceleração impulsionada pela pandemia, o varejo digital já faz parte da experiência de compra de muitos consumidores brasileiros. De acordo com a pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’, realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv, 70% dos brasileiros já tiveram experiências de compra omnichannel e 50% o fazem cotidianamente.
No entanto, para se lançar no mercado digital e aproveitar essa oportunidade, não basta um canal de venda estruturado. Ele precisa acompanhar uma estratégia de marketing digital com objetivos e metas bem definidos para gerar resultados eficientes.
Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas para você estruturar campanhas online e vender mais.
Defina seus objetivos e metas
Para um plano de marketing digital ser eficiente, antes de tudo você precisa definir os objetivos e as metas que pretende alcançar com suas ações. Esses são os principais pontos para aumentar as chances de sucesso do seu negócio. Por isso, seja específico e defina com clareza para quem você pretende vender o seu produto.
Dentre os principais objetivos, estão aumento de exposição e reconhecimento da marca, geração de leads (contatos que você gera através das suas ações de marketing, ou seja, clientes potenciais) e aumento de vendas diretas no ambiente online.
Após definir o que espera com o seu plano de marketing digital, estabeleça metas tangíveis e que podem ser alcançadas. Afinal, elas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis e distantes da realidade do negócio.
Conheça o seu público-alvo
Depois de definir os seus objetivos com o plano de marketing, você precisará ter o entendimento de quem é o seu público-alvo, ou seja, quem é o grupo de consumidores para quem se destina a sua oferta de produto. Fazer essa descoberta vai ajudar a entender o comportamento do grupo, além de suas necessidades e anseios.
Essa segmentação de mercado envolve informações como perfil demográfico, faixa etária, gênero, estilo de vida, que são essenciais para a empresa e que impactam decisões de consumo. Para isso, você pode contar com diversas ferramentas disponíveis na internet que apoiam na identificação exata do perfil de visitantes de um site.
Com esses dados, além de estabelecer uma estratégia mais assertiva, você também poderá direcionar suas campanhas para quem realmente se interessa e tem o potencial de buscar pelo seu produto.
Planeje suas ações e canais de venda
Para planejar quais serão as suas ações de marketing digital, você vai precisar definir os canais mais apropriados para cada tipo de campanha, de acordo com o público-alvo que pretende atingir. Com a variedade de canais disponíveis, será necessário optar por aqueles que têm características e potencial para gerar tráfego.
O segundo passo será realizar uma pesquisa de comportamento para entender o tipo de conteúdo que o seu público-alvo consome pela faixa etária ou interesses. Para o setor de moda e acessórios, por exemplo, as redes sociais podem ser uma boa opção.